Passeio ao interior do Brasil

0
148

Conheci Porto Nacional no estado do Tocantins há poucos dias atrás e como bicho curioso que sou fui em buscas de alguns dados sobre esta cidade. Considerada um polo regional distante aproximadamente 60 km da capital Palmas possui uma população estimada de 52.510 é popularmente denominada de “Capital do Agronegócio”.

Catedral de Nossa Senhora das Mercês e o rio Tocantins em Porto Nacional(TO)

Fundada no início do século XIX, Porto Nacional sempre esteve diretamente ligada histórica e culturalmente ao rio Tocantins. Ao longo daquele século e do XX, a principal via de acesso era o rio. Embarcações navegavam o Tocantins transportando mercadorias entre Porto Nacional e Belém do Pará. Com a construção da rodovia BR-153, nos anos 1970, o fluxo de pessoas e mercadorias passou para a via terrestre.

 

Os nomes atribuídos à cidade estão relacionados com a situação política vigente no país: Porto Real, quando era Brasil-Reino; Porto Imperial, na época do Império e finalmente Porto Nacional, após a proclamação da república.

Fiquei estupefata quando conheci a região histórica da cidade principalmente a Catedral de Nossa Senhora das Mercês. Historiadores relatam que a Diocese de Porto Nacional foi criada pela Bula “Apostolatus Officium”, do Papa Bento XV, de 20 de dezembro de 1915, desmembrada da então Diocese de Goiás. O 1º Bispo foi Dom Domingos Carrerot, OP, (1920-1923). A sé episcopal diocesana é a Catedral de Nossa Senhora das Mercês, situada nas proximidades da margem direita do Rio Tocantins. Essa obra monumental foi iniciada em 7 de maio de 1884 e concluída em 1904. Projetada em pedra sabão e tijolos, representa o estilo românico de Toulouse, França (região de origem dos Frades construtores). A maioria das suas imagens sacras foram trazidas da França e de Belém do Pará. Seu primeiro sino, todo em bronze, também veio da França. A Catedral representa a “Ordem Dominicana” em Porto Nacional. Antigo “Convento Santa Rosa de Lima”, é sede dos Padres Dominicanos, desde do início da década de 20. Em 1957 a parte superior do velho sobrado, por motivos de estruturação e segurança, foi retirada, porém ainda continua majestoso. A festa da padroeira da cidade de Porto Nacional (TO) Nossa Senhora Das Mercês é realizada dia 24 de setembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here