Em tempo de isolamento social, como é seu dia a dia?

0
331

Simone Lunkes, Psicóloga e diretora na Coordenadoria Municipal da Mulher

Nesses tempos difíceis de pandemia qual estamos vivendo a nível mundial. Precisamos da noite para o dia nos reinventar, nos adaptar a uma nova realidade qual nos foi apresentada e dar conta de novas tarefas também diárias sejam domésticas, sejam no trabalho.

Desde da organização em casa com a rotina diária, onde precisamos restringirmos o convívio com mais pessoas, passando a conviver somente o com núcleo família. Os filhos em casa sem saírem para escolas, nos pais tendo que auxiliar nas tarefas escolares mais do que em outras épocas, dar atenção e achar tempo para participar desde das tarefas, até brincadeiras em casa.

Também foi necessário se organizar nas questões de higienização, desde da porta de casa quando chegamos e deixamos os caçados e trocamos por um limpo. O uso da mascaras, onde chegamos em casa lavamos e higienizamos bens as mãos, retiramos as máscaras e já lavamos a mesma. Também assim é feito o cuidado com roupas e compras do supermercado lavamos o que pode ser lavado e higienizamos tudo o que podemos para nos mantermos longe do vírus.

Mas tem o lado bom de toda essa nova situação, qual foi poder parar a correria diária e se permitir ficar mais em casa curtindo as pequenas coisas, como assistir filmes comendo pipoca, jogando jogos infantis com os filhos, poder passado mais tempos juntos assim fortalecendo mais os laços afetivos familiares, aproveitando e tendo lazer em família, isso realmente tem sido algo muito bom desses tempos de isolamento.

Também tirando um tempo para si própria foi o que me permiti nesse isolamento, seja para ficar com tempo livre, seja lendo livros, vedo filmes, ou me dedicando a culinária, ou fazendo atividades física em casa, não descuidando da saúde física e mental.

No âmbito do trabalho também tivermos que se reorganizar, possibilitar um afastamento social, mantendo a assistência ao público sempre que necessário, visando a proteção tanto a equipe de trabalho, assim como as usuárias da Coordenadoria da Mulher.

O grande parceiro nesse momento tem sido a tecnologia, qual nos permite, realizarmos reuniões fundamentais na construção plano de políticas públicas para as mulheres, assinaturas do convenio do serviço de Abrigamento para mulheres vítimas de violência com convidados representantes da rede de proteção à mulher pelos aplicativos. Atendimento psicológico via on-line para as mulheres.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here