A lA Pucha: Decisão sobre voos da Gol deve sair na segunda-feira

1
166

Esteve rapidamente em Santo Ângelo na quinta-feira (5), o secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella. Pude falar com ele e indaguei sobre a questão envolvendo os voos da Gol em Passo Fundo e a possibilidade de transferência para Santo Ângelo.

Costella afirmou que na segunda-feira (9) estará reunido com representantes da Gol para tratar da questão. Deixou claro que defende a transferência dos voos para o Aeroporto Regional de Santo Ângelo no período em que a pista do Aeroporto Lauro Kortz, de Passo Fundo, esteja interditada, o que deve ocorrer a partir de 10 de janeiro. O governador Eduardo Leite e o secretário Costella assinaram a ordem de início das obras, nesta sexta-feira (6).

O secretário salientou que a administração municipal de Santo Ângelo reivindicou o apoio do Estado, com argumentos consistentes e o Aeroporto Regional possui condições para sediar os dois voos diários que a Gol realiza para São Paulo. Entretanto, a decisão será da empresa. A outra possibilidade é sediar os voos em Chapecó. “Se a Gol entender que será necessário ampliar o hangar para sediar os voos em Santo Ângelo, nós providenciaremos a ampliação”, disse Costella.

Saraiva de volta a Santo Ângelo

João Batista da Costa Saraiva, que por muito tempo teve uma atuação marcante na Comarca local como juiz de Direito, está advogando na Capital das Missões. Ele está atendendo junto ao escritório do advogado Laércio Vieira.

Saraiva possui um vasto círculo de amizades e é muito admirado na Capital das Missões. Hoje, atua como advogado e consultor na área de Direitos da Criança e do Adolescente, onde possui um trabalho reconhecido nacional e internacionalmente. Além disso, é conferencista muito requisitado sobre o tema Direitos da Infância e Juventude, contando ainda com diversos livros e artigos publicados.

Só para lembrar…

Última semana para as eleições. A tendência é de acirramento, com muita intensidade nas ações, especialmente nas redes sociais. O que espera-se é que sejam evitadas ações de baixo nível, como mentiras, farsas e armações, muito embora, pelo que vimos até agora é muito difícil que novos episódios envolvendo as lamentáveis fake news não sejam registrados.

Gaudêncio, o abobado

Os leitores já conhecem o meu amigo Gaudêncio, aquele que acredita em qualquer coisa. Ingênuo demais, ele ganhou o apelido de “abobado do rincão” e justifica a fama. Tanto que Gaudêncio acreditou que seria possível atacar e ofender a honra de juízes, promotores e delegados e ficar de boa. A velha lição de que ninguém está acima da lei não conta para ele. Além de abobado, Gaudêncio mede os outros pela sua régua e se dá mal, mas, pelo jeito, continuará sem aprender.

Perguntar não ofende

Confirmada a eleição de Biden, os Estados Unidos passam a ser um país comunista?

 

  • Números sobre a economia, especialmente a inflação são divulgadas todos os dias. Todavia, quem vai ao supermercado, precisa fazer as refeições fora de casa, compra o botijão de gás, abastece o veículo, é que percebe a força da inflação no bolso. Aí está a verdade da economia.
  • Donald Trump ou Joe Biden? Essa foi a grande indagação da semana, inclusive no Brasil. A outra pergunta era: o que é melhor para os brasileiros? Não tem como cravar nada.
    Por exemplo, Bolsonaro garganteia aos quatro ventos a tal amizade com Trump e o que o governo norte-americano fez? Deu uma senhora paulada no setor do aço verde e amarelo, entre outras coisas. De que valeu essa dita amizade? De nada. Os americanos são pragmáticos e Trump pensou primeiro na economia do seu país e não no amiguinho. É assim que a banda toca.

1 COMENTÁRIO

  1. Disputa entre Aeroportos, Chapecó x Santo Ângelo

    A disputa para sediar os voos em Chapecó ou Santo Ângelo enquanto acontece as obras de parca ampliação em Passo Fundo é apenas uma questão de números e segurança de voo e não de política estadual ou competição entre estados. A decisão será da empresa aérea ao aeroporto mais seguro e adequado.

    Chapecó apresenta uma pista de pouso de 2.060 x 45m e resistência do piso para 80 toneladas, está a 131 Km de distância em linha reta e 02:55 horas dirigindo até Passo Fundo.

    Santo Ângelo apresenta uma pista de pouso de 1.625 x 30m e resistência para 65 toneladas, está a 216 Km de distância e 03:20 horas dirigindo até Passo Fundo.

    Também cabe ressaltar os lamentáveis projetos do Governo Federal e o Estadual ao propor reformas nanicas e ultrapassadas aos aeroportos de Passo Fundo e Vila Oliva em Caxias do Sul.
    A proposta é construir pistas de pouso de 1.900m de comprimento, 200m maior que a atual em Passo Fundo e 1.930m em Caxias, somente 260m maior que o Hugo Cartegiani no centro da cidade.

    Em outras cidades do Brasil, a realidade de infraestrutura aeroportuária é outra. Motivo, receber sem restrições operacionais os novos jatos Airbus A320-NEO e Boeing B737-MAX capacitados a transportar de 175 a 220 passageiros dependendo da versão adotada pelas empresas. Mas, Passo Fundo e autoridades falam em aeronaves de 150 lugares. Lamentável.

    Exemplos de extensões de pistas de pouso em 2019 e 2020:
    1 – A recém-inaugurada em setembro pelo Governo Federal na cidade de Vitória da Conquista, BAHIA de 2.200 x 45m e 90 toneladas de resistência.
    2 – Jericoacoara, CEARÁ de 2.200 x 45m mas, confirmado o aumento para 2.500 x 45m.
    3 – A proposta de extensão de pista em Porto Seguro, BAHIA de 2.000 para 2.300 (2.300 x 45m).
    4 – Maringá, PARANÁ aumentando sua pista de 2.100m para 2.400 x 45m.
    5 – Foz do Iguaçu, PARANÁ inaugura até o final do ano 2.800 x 45m.
    6 – Ou ainda a em licitação de Maragogi, ALAGOAS de 2.200 x 45m e 95 toneladas.

    Saudações e bons voos,

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here