A La Pucha: pandemia

0
382

PANDEMIA

Estamos vivendo o momento mais delicado da pandemia. Os casos se espalham pelos municípios e, consequentemente, afetam as estruturas hospitalares. Essa é uma situação que já se imaginava que seria vivida. E tudo ficará ainda mais difícil se não formos conscientes em torno das medidas preventivas. Seguir desprezando as recomendações dos especialistas somente provocará ainda mais problemas, para todos.

Perguntar não ofende

O ex-futuro ministro da Educação saiu antes de assumir. Não é melhor verificar muito minuciosamente o currículo do sujeito antes de anunciar a nomeação?

Só para lembrar

Interessante que quem sempre fala em politização da saúde também acaba, em todas as oportunidades, citando as eleições. Ou seja, é fácil fácil verificar quem realmente está buscando a politização.

Refluxo do esgoto

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) está alertando os proprietários de imóveis das imediações da Rua 25 de Julho para o risco de refluxo de esgoto. Por isso, deve ser feita a verificação da ligação. Se o esgoto estiver lançado na rede pluvial, o que ocorre em muitos casos, o refluxo vai acontecer. O risco é ainda maior em período chuvoso.
O esgoto retorna dentro dos imóveis por causa do lixo lançado indevidamente nas redes e das ligações cruzadas de pluvial nas caixas de esgoto. A ligação cruzada é ilegal e traz para a rede de esgoto um volume de água de chuva que, por pressão interna, provoca o extravasamento do esgoto.Os proprietários dos imóveis devem fazer o quanto antes a verificação e, se for preciso, providenciar a correção.

Equipamento

O superintendente regional da Corsan, João Corim da Rosa frisa que a Companhia está adquirindo um equipamento para fazer a verificação das ligações. Trata-se de um insuflador de fumaça. Esse equipamento lança um uma fumaça atóxica na rede pública operada pela companhia e assim é possível identificar um conjunto de inadequações. Entre elas, ligações cruzadas entre as redes de drenagem pluvial (de água da chuva) e de esgoto, a existência de poços de visita (local em que os técnicos têm acesso à rede de esgotos) de caixas de inspeção quebradas (local em que o morador faz a conexão de seu sistema à rede da Corsan)e de tubos quebrados. Também será possível identificar imóveis com instalações pluviais, como calhas e ralos, ligados na rede de esgoto.

Para refletir
“As ditaduras fomentam a opressão, as ditaduras fomentam o servilismo, as ditaduras fomentam a crueldade; mas o mais abominável é que elas fomentam a idiotia”.
Jorge Luis Borges

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here