A La Pucha: perguntar não ofende

0
327

Livro é coisa que provoca medo em quem preza pelo autoritarismo e a ignorância. Agora, querem acabar com a isenção fiscal dos livros. A alegação é tosca: livro é coisa de rico. É bobagem. Deveriam incentivar a leitura. Mas, para que possibilitar um maior acesso aquilo que desprezam?

Só para lembrar

No ano passado, a arrecadação da União bateu na casa de R$ 1,5 trilhão. Diante desse valor, dá para imaginar como o nosso dinheiro é gasto de forma equivocada diante de tantas necessidades que não são atendidas.

Bandeiras

No Modelo de Distanciamento Controlado do Governo do Estado, Santo Ângelo ficou na Bandeira Vermelha, com suas restrições maiores. Podemos avaliar essa situação de diversos ângulos. Existem aqueles que defendem que temos que passar por isso para forçar a consciência de boa parte da população que tem demonstrado desinteresse em seguir os protocolos preventivos. A contrapartida dessa“lição” é um prejuízo aos comerciantes e a economia. Não creio que esse seja o melhor caminho.

Consciência

Entendo que uma maior consciência da comunidade será obtida quando as cobranças internas foram efetivadas. Ou seja, todos somos fiscais e podemos e devemos cobrar, com respeito e educação, aquele que não está se cuidando e, assim, está expondo os demais ao risco.

As aglomerações, as festas, elas colaboram para disseminar o vírus e quem as promove está sendo irresponsável. É simples assim. Todos sentimos a falta de um maior convívio social, mas temos que ter a responsabilidade de nos proteger e proteger aqueles com quem convivemos. Não existe receita mais eficaz.

Desgaste

O modelo criado e gerido pelo Estado está desgastado, isso é incontestável, mas segue em vigor e esse é o jogo que tem que ser jogado, mesmo com as regras não sendo as mais justas. Por isso, precisamos continuar atentos.

Romaria de Schoensttatt

A tradicional Romaria de Schoenstatt será diferente neste ano, por força da pandemia. Deverá ser realizada uma carreata no dia 12 de outubro, no trajeto entre um determinado ponto da cidade até o Santuário. Nos próximos dias a programação completa será divulgada.

Memória fraca

O sujeito compra dois apartamentos, R$ 638 mil, em dinheiro vivo e diz não lembrar da negociação ocorrida há oito anos. O fato já é suspeito. Ainda mais para quem se autodefine como marco da honestidade e da ética. Entre o discurso e a prática a distância é enorme.

Para refletir
“A esperança é o único
bem comum a todos os homens;
aqueles que nada mais
têm – ainda a possuem”.
Tales de Mileto

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here