A La Pucha: Progressistas decidem sobre candidatura própria ou apenas apoio

0
304

O Partido Progressista (PP) realizará a sua convenção neste sábado (5). Tendo por local o Centro Municipal de Cultura, os 45 convencionais progressistas vão decidir entre duas propostas: ter candidatura própria ou apoiar a Aliança pelo Bem, com as candidaturas de Bruno Hesse do PL e Lucas Lima, do Republicanos.

Os defensores da candidatura própria e que não querem o partido ficando apenas como coadjuvante contam com a indicação de uma possível chapa formada pelo advogado Luís Clóvis Machado da Rocha como candidato a prefeito e a ex-vereadora Lenir Diel como vice (fotos). Convencionais podem votar entre 10 e 14 horas.

Observadores afirmam que a disputa entre as duas alas está acirrada.

Emedebistas se reúnem no feriado

Já o MDB santo-angelense promove sua convenção no feriado da próxima segunda-feira (7 de setembro). A convenção será realizada das 10 às 15 horas na sede do MDB, na rua Roque Gonzales, 811.

Gaudêncio, o abobado

Os leitores já conhecem meu amigo Gaudêncio e a sua ingenuidade ímpar. Por conta disso, ganhou o apelido de “abobado do rincão”. E ele justifica a fama.

Gaudêncio acredita na “nova direita” e não nota que na verdade é algo tão velho quanto a “nova esquerda”, que ficou 14 anos no poder e trocou o projeto político por um projeto no poder, o que acabou dando em tudo o que já sabemos.

E também não compreende que tudo o que vemos hoje é uma repetição de um passado não tão distante.

Gaudêncio não toma jeito.

Ficha-sujas liberados

O TSE decidiu, por cinco votos a dois, que não é possível estender o prazo de inelegibilidade de candidatos ficha-suja com base no adiamento das eleições municipais deste ano.

Na prática, a decisão pode permitir que alguns candidatos condenados por ilícitos em 2012, e cuja punição termina em outubro, participem das eleições.

O primeiro turno foi adiado por conta da pandemia, e está marcado para 15 de novembro.
Que beleza!

O X da questão

Começa a afunilar o calendário eleitoral.

A maioria dos partidos de Santo Ângelo já definiu a data de suas convenções. O prazo encerra no dia 16.

O momento das convenções é onde acaba a pretensão e apresenta a realidade política para quem vai disputar a sua primeira eleição.

Lembrando que coligações somente são possíveis nas chapas majoritárias. Na disputa para a eleição da Câmara Municipal cada partido concorrerá isoladamente. E isso certamente está exigindo muita atenção dos dirigentes partidários. Não será fácil atingir o quociente eleitoral.

Só para lembrar

No orçamento de 2021, Governo Federal cortou “12 pilas” do salário mínimo para “salvar” a economia. Agora vai!

Volta às aulas

O assunto segue sendo polêmico. O cronograma apresentado pelo governador na terça-feira (1º) prevê o retorno das aulas pela Educação Infantil, o que me parece equivocado.

Deveria começar pelas séries finais do Ensino Médio e Ensino Superior. Além disso, o começo se daria com a responsabilidade toda em cima dos municípios.

E temos ainda a situação da condição das escolas, dos trabalhadores que estão nos grupos de risco, do transporte, enfim, são muito mais dúvidas do que convicções.

Calendário

O início das aulas do Ensino Fundamental, pelo cronograma, se daria no final de outubro.

Nesse caso, não tem como compensar os dias sem aulas presenciais.

Mesmo que as aulas  à distância tenham apresentado bom rendimento, o que para muitos justifica que o ano não está perdido, o correto seria estruturar as escolas públicas e reiniciar quando a pandemia permitir.

Perguntar não ofende

Convenções poderão apresentar surpresas?

 

“Você nunca fará
nada neste mundo
sem coragem.
É a melhor qualidade
da mente
ao lado da honra”
Aristóteles

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here