Gente e Negócios: Recordes na criação de + empresas

0
246

Mês de setembro mostrou novos recordes em termos de abertura de empresas, em todo Brasil. A nível de Brasil foram 327.800, das quais 20.329 aqui no Rio Grande do Sul, sendo 20 aqui em Santo Ângelo nesse mês.

Tais empresas, na base de 85% são de microempreendores individuais, num movimento que vem ocorrendo em todo o País. Entre os gaúchos, setembro, mesmo em tempos de pandemia, teve mais novas MEIs do que no ano passado, quando foram 15.351.

As 5 candidaturas

No início de agosto, quando os Partidos ainda não tinham anunciado as datas de suas Convenções, escrevi nesta Coluna que teríamos 4 candidaturas a Prefeito, com possibilidades de chegar a 5. Em Santo Ângelo. Deu na mosca.

Muitos duvidaram e asseguraram que seriam no máximo 3.

Pois estamos em plena campanha, com cinco candidaturas buscando os votos dos santo-angelenses.

Donde a certeza, ainda em agosto?

Bastava acompanhar as declarações das principais lideranças dos Partidos, bem como as forças e as fraquezas que já eram manifestadas dentro de cada agremiação.

URI inscreve para Vestibular de 2021

A URI Santo Ângelo recebe inscrições ao processo seletivo Vestibular 2021, para ingresso nos cursos de graduação, até dia 1º de dezembro, disse-me o diretor GILBERTO PACHECO.

A inscrição é recebida de segunda à sexta-feira, das 14h às 17h e das 18h30min às 21h30 de forma presencial, no prédio 20 da Universidade. Pela Internet, as inscrições poderão ser feitas na página do câmpus pelo endereço eletrônico: www.san.uri.br. A taxa de inscrição é R$ 30,00 para a realização da prova de Redação e R$ 15,00 para quem optar pelo ingresso por meio da nota do ENEM.

A prova será aplicada dia 6 de dezembro, às 13h, com três horas de duração. Prevista para acontecer presencialmente, no caso de a região estar com bandeira vermelha, será aplicada on line.

A prova única consistirá em uma Redação, avaliada da seguinte forma: Conteúdo – abordagem do tema e argumentatividade – 40 pontos; Estrutura – organização do texto e dos parágrafos – 30 pontos; Expressão Linguística – domínio da norma padrão da escrita – 30 pontos.

Os candidatos classificados serão chamados à matrícula por meio de listas publicadas a partir das 10h30 do dia 8 de dezembro de 2020 e a matrícula dos ingressantes se realizará no período de 8 a 11 de dezembro de 2020.

CURSOS E VAGAS

No câmpus de Santo Ângelo, o processo seletivo oferece os seguintes cursos e respectivas vagas:

Administração – 50; Agronomia – 45; Arquitetura e Urbanismo – 50; Ciências da Computação – 50; Ciências Contábeis – 60; Direito (diurno/noturno) – 60; Direito (noturno) – 60; Educação Física (*) – 60; Enfermagem – 50; Engenharia Civil – 100; Engenharia Elétrica – 50; Engenharia Mecânica – 50; Engenharia Química – 50; Farmácia – 45; Medicina Veterinária – 50; Pedagogia – 50; Psicologia – 50. (*) Ao final do 4º semestre os acadêmicos deverão optar por uma das duas habilitações do Curso de Educação Física: Bacharelado ou Licenciatura.

Tortas com Festival superbombando

Inicia hoje o super final de semana do 13º Festival Cidade das Tortas, computados o sábado, domingo e o feriado de segunda-feira em homenagem às crianças e Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil.

Desde a quinta-feira passada, 26 estabelecimentos de nossa cidade e até mesmo do interior que produzem Tortas, estão obtendo pleno sucesso em suas vendas, quer presenciais, como pelo sistema delivery.

O formato do Festival promovido pela Prefeitura através as Secretarias de Indústria e Comércio/Turismo, Esportes, Juventude e Cidadania, com apoio do Senac/Sesc/Fecomércio entrou verdadeiramente no gosto popular.

Inclusive na segunda-feira a grande maioria dos participantes do Festival estarão com atendimento ao público durante o dia inteiro e com promoções muito especiais.
Trata-se do mais gostoso Festival do sul do país, fazendo justiça ao título de Santo Ângelo, Cidade das Tortas.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here