Gente e Negócios: vem aí muito dinheiro com o RS livre de aftosa sem vacinação

0
171

PECUARISTAS gaúchos, tanto de bovinos, assim como produtores de suínos e de aves, estão rindo à toa com uma vitória alcançada após muitos anos de lutas, envolvendo a iniciativa privada e os poderes públicos.
Refiro-me ao documento assinado no dia 11 último, pela Ministra da Agricultura TEREZA CRISTINA, quando pela Instrução Normativa (IN) 52, reconhece o Rio Grande do Sul como zona livre de vacinação contra a febre aftosa, o que entrará em vigor no próximo dia 1º de setembro.

UNICRED Eleva é a 5ª no Brasil

COM crescimento verdadeiramente expressivo em todas suas áreas de atuação, cujos números a cada exercício mostram notável evolução, a cooperativa de crédito UNICRED ELEVA, com matriz em Santo Ângelo, já é a segunda maior do Rio Grande do Sul e a quinta no ranking de todo Brasil entre as 35 UNICREDs que atuam em todo país.

Nesta semana conversando com seu presidente Dr. PEDRO PAULO BOTTOM MORO (foto), soube de uma série de gestões que estão sendo implementadas, visando propiciar ainda maior desenvolvimento para a instituição que já possui unidades/filiais em Santa Rosa, São Borja, São Luiz Gonzaga e Cruz Alta, bem como outras unidades no radar de expansão.

Aqui em Santo Ângelo e região, a par do crescimento significativo no número de associados, também é destaque a participação da UNICRED ELEVA em vigorosos empreendimentos, tanto no comércio como na indústria e setor primário.

Bonito de se ver uma empresa da terra conquistando cada vez maior espaço no universo do desenvolvimento.

Tortas terão festival diferente e bem melhor

ESTÁ sendo muito bem recebido o novo formato do Festival Cidade das Tortas, já em sua 13ª. edição em Santo Ângelo, tendo agora como promotora a Prefeitura Municipal através as Secretarias de Indústria e Comércio/Turismo e Esportes , em parceria com o Sistema Fecomércio/Senac/Sesc.

Na próxima semana já serão anunciadas as empresas inscritas para o Festival, o qual acontecerá de 1º a 12 de outubro, na forma presencial nas lojas e via delivery, com lançamento oficial dia 17 de setembro na Escola Senac.

Poderão participar todas as organizações que produzem tortas, doces ou salgadas, inclusive de quem as produz hoje em casa e que estejam dispostas a se constituírem como empresas.

Mercado internacional 

Nesta semana em reunião com o prefeito JACQUES BARBOSA (também pecuarista) e o secretário de Indústria e Comércio JOÃO BAPTISTA SANTOS DA SILVA, o empresário JUSCELINO GONÇALVES, um dos dirigentes do Frigorífico Alibem lembrou que “aqui no Rio Grande do Sul temos 12,4 milhões de bovinos (mais de uma rês por pessoa), 802,7 milhões de aves e 9,7 milhões de suínos que agora estarão evoluindo de status. Somente no setor de suínos haverá a possibilidade de incrementar as exportações na ordem de R$ 600 milhões anualmente”.

Nesse sentido, Santo Ângelo como os demais municípios do Estado, muito especialmente os que possuem atividades nessa área, terão que estar atentos em campanhas de conscientização e uma série de ações. Como disse o secretário de Agricultura do Estado, COVATTI FILHO, “precisamos de amplas medidas de proteção, já que o aparecimento de um só caso já exigirá imediatas providências”.

 

Oportunidade

Para se ter uma ideia do que esse fato representa para a economia gaúcha, com a retirada da vacina da aftosa “o Estado poderá alcançar 70% dos mercados mundiais disponíveis”, afirma COVATTI.

Entre esses principais mercados estão Japão, Coreia do Sul, México, Estados Unidos, Chile, Filipinas e Canadá, além da China, país grande importador mas que apenas comprava carne sem osso.

Agora também as nossas festejadas costelas irão deliciar os chineses, rendendo containers de dólares.

Este será o último ano de vacinação, podendo o Estado receber a nova Certificação do novo status sanitário já em maio de 2021, o que será importantíssimo para duas empresas da Capital Missioneira, a Alibem já operando em muitos países e também o Frigorífico Callegaro, organização que está executando amplo plano de expansão, tanto com investimentos de 30 milhões de reais nas instalações, como no ingresso de vendas no mercado internacional de carnes bovinas.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here