Polêmica da Ponte

0
207

ALGUMAS fotos como estas, publicadas em redes sociais no final de semana pelo empresário NERISON ABREU, ensejaram o início de uma polêmica em torno da ponte sobre o rio Ijuí, na dúvida entre Santo Ângelo e Entre-Ijuís.

Aliás, polemica requentada, pois, de tempos em tempos retornam!

Expressões como “gambiarra”, usadas nas postagens para definir peças de segurança implantadas nas últimas obras realizadas pelo DAER, foram prontamente rechaçadas por engenheiros que entendem do assunto.

Sem sensacionalismo, a ponte oferece inteira segurança segundo os técnicos. Pelo sim ou pelo não, o deputado estadual EDUARDO LOUREIRO já entrou em contato com o diretor do DAER, engenheiro LUCIANO FAUSTINO e o secretário Juvir Costela acerca do assunto.

 

O próprio Superintendente do DAER na região, engenheiro RICARDO NOVROTH, disse-me ontem pela manhã que “temos laudos recentes sobre essa ponte, dando conta de sua plena segurança”.

Por que a postagem NERISON?, perguntei a ele ontem ao meio-dia:

-Frequentemente ando pelo rio e desta vez cheguei mais perto e vi a situação. Daí postei para chamar a atenção das autoridades para buscarem a construção de uma nova ponte.

O que fica do episódio é que não existem razões para maiores polêmicas, nem medos das pessoas em passarem pela mesma ponte. Aliás, recentemente passaram pela mesma cargas com mais de 100 toneladas, tranquilamente.

Por outro lado a luta por uma nova ponte já está sendo travada há bom tempo, por prefeitos e deputados, bem como técnicos do setor. Poderá ser próxima ao local, mais abaixo quando da implantação da BR-392 ligando Santo Ângelo a Santa Maria, abaixo de Entre-Ijuís em direção Oeste, segundo o Engenheiro Luiz Bassani, do DNIT, ou através do Contorno Norte de Santo Ângelo até chegar à BR-285 como vem sendo preconizado pelo prefeito JACQUES BARBOSA.

JÚLIO na França

Na foto, Júlio jogando pelo Lajeadense. Foto: Ellen Roman

O atleta de Santo Ângelo, JÚLIO CÉSAR ALMEIDA, de 12 anos, filho de meus compadres CÉSAR e NELI CICHORSKI DE ALMEIDA, foi convidado, no último fim de semana, para participar de um Torneio na França.

A notícia foi dada à família pelo técnico LUCIANO BOEIRA, que treina o atleta aqui em Santo Ângelo. Porém, a articulação para o convite foi de VALDIR SIEBEL, supervisor do Lajeadense. Na ocasião, JÚLIO participava da 14ª Copa Teutônia, na respectiva cidade, defendendo a camisa do E.C. Lajeadense – ele, inclusive marcou gol para a equipe.

JÚLIO e seus pais vão estudar o convite, a fim de que o jovem, aluno do Colégio Marista Santo Ângelo, represente o Brasil e as Missões jogando em campos franceses.

Bruna, Jornalista e atriz

MUITO linda e animada a festa da BRUNA PRESTES SEVERO, querida filha do ILTON e MARA PRESTES SEVERO, que veio de São Paulo, onde mora e é jornalista e atriz. A comemoração de seus 31 anos, com familiares e amigos, foi na sede campestre do Clube Gaúcho na sexta-feira (17). Para a belíssima BRUNA parabéns pelo aniversário e votos de pleno sucesso em sua carreira de atriz e como competente jornalista.

Sextando…

ESPECIALMENTE agora, no período de férias, os grupos que se reúnem às sextas-feiras para conversar, zoar e celebrar a vida, multiplicam-se em Santo Ângelo, ou “pequena Paris” como diziam os Irmãos Gamermann no século passado no Mateus ou no Rian, lá em Porto Alegre.

Na foto uma das confraternizações, sexta-feira passada, quando estiveram sextando os confrades RONI SELLE, ADÃO LAGO PINTO, CÉSAR IFARRAGUIRRE, IVOGACI NASCIMENTO SILVEIRA, LUIZ GHELLAR (anfitrião), JOÃO BAPTISTA SANTOS DA SILVA, WILSON LUIZ PIPPI, ALCIONE FLORES, ALBERTO WACHTER e o HAMILTON SESTI MOTTA.

FALECEU A PROFESSORA HELENA DE FÁTIMA SCHUTZ

NO sábado pela manhã faleceu, em Passo Fundo, onde estava residindo há bastante tempo, a professora santo-angelense HELENA DE FÁTIMA SCHUTZ (foto). Em 13 de maio próximo completaria 66 anos de idade. Era filha dos saudosos CARLOS HENRIQUE SCHUTZ e ALZIRA SCHUTZ, que moraram décadas na rua 3 de Outubro, ao lado da Funerária Tesche.

Foi casada com o também santo-angelense Juiz do Trabalho NELSON JÚLIO MARTINI RIBAS, de cujo casamento nasceram os filhos JOÃO VICENTE e LUÍZ OTÁVIO. HELENA deixa prantear-lhe a neta DORA VERÍSSIMO RIBAS e os irmãos JOÃO CARLOS e JORGE EDUARDO SCHUTZ.

HELENA, que estudou no Colégio Verzeri, ainda garotinha era aluna de balé da LIANE GUNHTER SULJIC (hoje residindo na Alemanha) e de piano da HILDA GUNTHER, mais tarde formou-se em Artes pela UFSM e ingressou no Magistério. Foi professora da rede estadual, diretora de escola infantil e gestora de educação em Porto Alegre e Passo Fundo.

Seu corpo foi velado na Capela A do Cemitério Municipal de Vera Cruz e sepultada em Passo Fundo no final da tarde.

Aos filhos, neta e irmãos, meus sinceros pêsames, recordando a HELENA como uma pessoa extremamente querida por todos, e com a qual convivemos lá nas décadas de 1960 e 70.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here