Quantos somos na população de Santo Ângelo?

0
172

Os dados busquei no último Censo (2010), via Pnud, Ipea e FJP, os quais, evidentemente que consideradas alguma variações, mostram a realidade de Santo Ângelo em termos de estrutura etária de nossa população. Fiz isto para responder questões que diariamente me tem sido apresentadas, para saber quantas crianças ou adolescentes temos, bem como pessoas da terceira idade e, claro, da grande massa entre os 15 e 64 anos.

Atentem para esta evolução verificada nas últimas três décadas: em 1991 eram 22.276 pessoas até os 15 anos, caindo para 20.255 no ano 2.000 e 15.996 em 2010. Variação a menor em torno de 5 a 10% a cada 10 anos. Já com relação às pessoas de mais idade, a partir de 65 anos, o aumento foi este: 4.345 em 1991, atingindo 5.644 na virada do Século e 7.367 em 2.010. Hoje devemos ter em torno de 9 a 9,5 mil santo-angelenses nessa faixa.

A taxa de envelhecimento variou pois de 6,02% há 30 anos, para 7,35% no fim do milênio, 9,66% em 2010 e hoje arranha os 10,5%, com certeza. Quem sabe até 11 ou 12%.

  • FIERGS, FEDERASUL, FECOMÉRCIO, FARSUL e FCDL, estão sendo instadas por suas entidades associados em todos rincões do Estado, a exercerem um papel mais forte e decisivo neste momento marcado pela crise do Coronavírus e a enorme estiagem com reflexos enormes no campo.
  • TODOS dizem que essas instituições ao longo da história, sempre falaram olho no olho com o Governo, o que não estaria acontecendo agora, especialmente quando da edição sucessiva de Decretos que mexem com a vida do mundo empresarial, tanto nas áreas urbanas como no campo.
  • AQUI na base estamos em permanentes contatos com os Prefeitos, interagindo acerca as medidas tomadas, mas a nível do Estado, não se nota isso junto ao Governador”, disse um empresário em reunião na última sexta-feira.
  • BANCOS e Cooperativas de Crédito que estão pelas mais diversas formas atuando junto a seus clientes, nestes tempos de Coronavírus, estão somando valiosos pontos. Já tem gente inclusive, pensando em migrar pra cá e pra lá. Em razão da excelência no atendimento em horas de dificuldades.
  • COMENTÁRIOS ouvidos em meio ao Cafezinho do Cisne, sede virtual do Governo Paralelo (em todos os níveis), dando como certo que já tem candidato a candidato arrependido da empreitada a que se lançou.
  • Quais seriam as razões?Certamente porque já nos primeiros balanços quanto ao borderô
    de apoios, o contingente de eleitores míngua a cada dia. É, pode ser…

ROTARYs bancam conserto de Respiradores do HSA

Na foto NEY ROCHA, representando os integrantes dos Clubes Rotários Santo Ângelo Norte, Centro Norte, Santo Ângelo e Cruz de Lorena, quando faziam entrega de recursos na ordem de 20 mil reais para o diretor Administrativo MARCELO BORGES e o gestor de Compras PAULO CARVALHO, do Hospital Santo Ângelo na presença do técnico em Eletrônica PAULO HENRIQUE ACKER.

Essa importante ação dos Rotarianos permitiu a compra de peças, sem custo de mão-de-obra, para o conserto de Respiradores do Hospital. Também com a valiosa colaboração da BIO CARE/COPROCIL nesse trabalho comunitário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here