Rádio Visão: Coordenadora garante que as aulas não serão reiniciadas no dia 31

0
226

Em meio ao dilema do vai e vem, fecha e abre, abre e fecha que o comércio do Estado está vivendo por causa do coronavírus, o governador Eduardo Leite apresentou um cronograma para o reinício das aulas no próximo dia 31 de Agosto.

Aqui em Santo Ângelo, a Coordenadora de Educação, professora Rosa de Souza disse que o cronograma é apenas uma proposta de diálogo e não uma imposição da Secretaria Estadual de Educação.

Garantiu que as aulas não irão recomeçar no dia 31 por absoluta falta de condições técnicas das escolas, citando a obrigatoriedade do uso de máscaras, uso do álcool gel, uso de termômetro para medir a temperatura corporal e outras regras que terão que ser obedecidas.

A coordenadora discorda de quem afirma que o ano de 2020 está perdido porque os professores estão dando condições para que os alunos estudem em casa.

Além da precariedade técnica das escolas, mais de 70 % dos pais e responsáveis são contra o retorno das aulas neste momento

Acredita que, na melhor das hipóteses, o reinício poderá ser programado para o final do mês de setembro.

Cancelada a pré-convenção do PP

O Partido Progressista decidiu nesta semana cancelar a pré-convenção que estava marcada para este sábado (22) e que definiria, no voto, se o partido iria de chapa própria ou optaria por aderir à candidatura do vice-prefeito Bruno Hesse.

Segundo uma fonte do partido, o cancelamento se deu em virtude de Santo Ângelo estar na Bandeira Vermelha, mas um advogado ligado ao grupo que deseja candidatura própria, disse que não haveria nenhum impedimento, já que o período da votação seria das 10 às 14 horas, o que evitaria a aglomeração no Clube Galerno.

O advogado Luiz Clóvis Machado anunciou ontem que o cancelamento da pré-convenção vai aumentar a chance de fortalecer ainda mais a sua posição de que o partido tem que ser protagonista e não apenas prestar apoio. Garante ainda que o grupo está bem fortalecido e tem convicção de que sua tese será vencedora.

Diante do cancelamento da pré-convenção, a Executiva, presidida pelo vereador Rodrigo Trevisan, decidiu realizar a convenção definitiva e que terá validade jurídica no dia 5 de Setembro, um sábado, nas dependências do Clube Galerno.

Machado lembra que o Tribunal Superior Eleitoral já autorizou que, caso o coronavírus impeça a presença de público, a convenção poderá ser virtual.

Deputados ampliam debate sobre impactos da reforma tributária

Protocolada há duas semanas na Assembleia Legislativa, a proposta de reforma tributária estadual proposta pelo governo segue mobilizando debates entre parlamentares, entidades e especialistas como forma de avaliar com profundidade todos os complexos temas em discussão.

Nesta semana, em debate por teleconferência, diversas entidades ligadas ao setor varejista criticaram a revisão do Simples gaúcho que está inserida na proposta de reforma.

Atualmente, empresas que faturam até R$ 360 mil são isentas de ICMS, mas o governo pretende que essa faixa de isenção passe para R$ 180 mil, a partir de 2022, o que provocaria impacto negativo para empresas de pequeno porte.

Para o deputado Loureiro, mesmo que algumas iniciativas positivas da reforma, como a devolução de parte do ICMS às famílias de baixa renda e a suspensão do chamado imposto de fronteira, não há dúvida de que a reforma tributária, se aprovada como está, vai representar um aumento da carga tributária que penaliza a sociedade.

Santa Rosa é o município mais infectado pelo Coronavírus. Em seguida, vem Ijuí

O município de Santa Rosa é de longe o mais infectado pelo Coronavírus na região de acordo com os números enviados pelo médico Rafael Fontoura, de Santo Ângelo. Baseado em números oficiais do Governo do Estado, na terça-feira desta semana, Santa Rosa estava registrando 766 casos confirmados e o município de Ijuí vinha logo atrás com 659 casos.

No mesmo dia, Santo Ângelo registrava 466 casos confirmados. Durante a semana, os números se aumentaram, mas não houve grande diferença de um município para outro.

Segundo o médico, a estabilidade até então, se deve muito ao suporte que o prefeito Jacques Barbosa deu na instalação do Centro de Tratamento que funciona junto à UPA no Bairro Pippi, onde já foram atendidos 1.505 pacientes e que agora será ampliado com mais um consultório, com a contratação de mais um médico, técnicos e enfermeiros.

Rafael Fontoura fez questão de enaltecer o trabalho de uma grande equipe que ajuda os médicos diuturnamente no combate ao Coronavírus. Disse que se fosse citar todos os nomes não caberia numa página de jornal.

Deputado Eduardo Loureiro faz alerta

Outro alerta do parlamentar se refere à proposta de suspender incentivos fiscais em muitos setores da economia, responsáveis por produzir itens essenciais para o dia-a-dia das pessoas.

“Estão nesse grupo produtos como frutas, legumes, verduras, leite, ovos, pão, açúcar, arroz, feijão, café, farinha, carne, erva mate, e também aqueles da chamada cesta básica de medicamentos, como aspirina, antibióticos e remédios para hipertensão. Caso a proposta do governo seja aprovada, esses produtos poderão ter aumento na sua tributação que poderá chegar a mais de 140%”, observa Loureiro.

Segurança descontrolada em Ijuí por causa do tráfico de drogas

O tráfico de drogas está levando ao descontrole a segurança pública na cidade de Ijuí. Outrora conhecida como Colmeia do Trabalho, a cidade vive sob a tensão de tiroteios e execuções sumárias, como a que aconteceu na noite de quarta-feira.

O executor de um duplo homicídio veio de Caibaté já trazendo na sua bagagem policial um homicídio. Isso que tem somente 19 anos. Em Ijuí se aliou a um motorista de táxi clandestino e rumou para a localidade de Chorão.

Na sequência, o taxista foi buscar as vítimas e as levou para o local onde seriam executadas. De joelho em frente ao executor, imploraram para que não os matasse. Era mãe filho. Em resposta à súplica das vítimas, cada um levou três tiros na cabeça.

Assim como quase todos os homicídios anteriores, estes também estão relacionados ao tráfico de drogas. Já são 20 homicídios neste ano, em menos de oito meses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here