Aumentar a sua produtividade

0
155

As horas do dia seguem as mesmas, mas a cada semana parece que temos mais compromissos. Aumentar a produtividade e aproveitar melhor o tempo é um desafio para um número cada vez maior de pessoas. Para melhorar a minha produtividade, busco saber o que especialistas em gestão do tempo nos sugerem. É fato que nossa produção diária é totalmente relacionada aos hábitos que cultivamos. Encontrei no site Lifehack uma lista de sugestões do que deve-se EVITAR para aumentar a produtividade e compartilho uma síntese com os amigos:

– Dizer “sim” para tudo – quem tem este hábito precisa repensar imediatamente. Pessoas como seu chefe, seu cônjuge e seus amigos devem ter prioridade, mas tem muitos outros que você pode escolher dizer “não”. Assim, você administra melhor o tempo e só se envolve com coisas realmente importantes para você.

– Fazer tudo sozinho – Querendo ser um super-humano e tentando fazer tudo sozinho muita gente falha. Delegar tarefas é difícil, mas é muito importante para aumentar a sua produtividade, liberando seu tempo para as coisas em que as suas habilidades são fundamentais.

– Checar seu e-mail e redes sociais a toda hora – pouca gente um cronograma para ler e responder e-mail e mensagens das redes sociais. Acessar as contas de acordo com a vontade pode fazer com que se gaste em poucos minutos aqui e ali, um tempo precioso. Separe dois ou três momentos do dia e só acessar nestes horários é uma ótima dica.

– Tentar ser perfeito – Não somos perfeitos e nem devemos tentar ser. Um estudo publicado pela University Affairs mostrou que professores que eram perfeccionistas tinham a produtividade mais baixa que a daqueles que aceitavam seus erros. Muitas vezes o que é apenas bom para você já é excelente para os outros, e é o suficiente.

– Ficar ocupado o tempo todo – Um estudo de Harvard e outras evidências científicas mostraram que passar um tempo sozinho é mais importante do que você imagina. Intitulado The Power of Lonely (O Poder da Solidão, tradução livre), o estudo sugere que se ocupando menos você pode conseguir momentos de introspecção, que são necessários para realmente conhecer a si mesmo e se tornar um sucesso.

– Dizer “eu não posso” – Esta expressão te leva ao fracasso, pois é preciso parar de se impor obstáculos para pensar que você pode e que fará algo. Para se livrar de um hábito como parar de fumar, por exemplo, não diga que você não pode fumar, e sim que você não fuma. Assim, suas chances serão bem maiores, pois acreditar no nosso potencial tem um impacto muito positivo na produtividade diária.

– Fazer várias coisas ao mesmo tempo – Nossa cultura tem encarado o “multitarefas”como algo normal, mas a ciência já provou que fazer várias coisas ao mesmo tempo só divide a atenção e a eficiência, fazendo a qualidade cair. Focar-se em uma tarefa de cada vez dará mais agilidade, qualidade e produtividade.

– Ser pessimista – Um pouco de pessimismo pode ser compreensível diante de várias situações, mas muito pessimismo apenas limita seu estilo e o impede de alcançar objetivos e sucesso. Todavia, apenas “parar” de ser pessimista exige uma mudança comportamental demorada, por isso, um pessimista deve tentar um dia de cada vez e com o tempo mudará sua rotina, com a níveis de produtividade muito mais altos.

– Ignorar o cansaço – Todo mundo possui uma queda natural na produtividade depois praticar a mesma atividade entre 90 e 120 minutos. Especialistas afirmam que faz parte do ciclo ultradiano, que altera nosso estado entre alerta e sonolência durante todo o dia e não deve ser ignorado. Em vez de tentar combater seu cansaço mental, faça um intervalo e recarregue as energias. Uma pequena pausa entre atividades dará mais energia, criatividade e foco.

Certamente quem precisa ocupar o tempo e/ou ter mais produtividade precisa deixar de fazer algumas coisas e espero que assim, os amigos leitores possam ser mais produtivos e felizes! Um abraço a todos e até a próxima!