Dez ideias para negócios na pandemia

0
702

Uma das preocupações que mais cresce com a crise da pandemia, além da prevenção da doença, é claro, é a renda, empregos, manutenção dos pequenos negócios e economia local. Por este motivo, traço algumas ideias para manter os negócios neste período.

1ª – Pare de compartilhar notícias ruins e fake news! Listo 5 motivos para parar com esta prática: 1- Se é difícil vender e motivar colaboradores e clientes em tempos normais, as notícias ruins espalhadas nas redes só desmotivam e reduzem novas compras e gastos. 2- Os canais de TV e as redes sociais já tem notícias ruins em grandes volumes e as pessoas não precisam de mais do mesmo, para piorar o clima. 3- As pessoas já não sabem o que fazer com as divergências das autoridades a respeito da pandemia, não precisam que você espalhe mais fake news para atrapalhar mais. 4- Os gestores das redes sociais estão divulgando o aumento das mensagens distribuídas por robôs eletrônicos contratados para espalhar notícias falsas e de interesse de grupos políticos, não precisam de você para isso. 5- Ao compartilhar notícias falsas e notícias ruins, você liga estas com a sua imagem pessoal e profissional.

2ª – Se estamos com dificuldades de planejar e decidir sobre os nossos negócios, que são menos complexos que um município, um estado ou o país, precisamos tentar imaginar o nível de dificuldade dos Prefeitos, Governadores, e Presidente ao tentar conciliar todos os interesses e públicos envolvidos e ainda administrar a fortíssima pressão dos mais diferentes grupos. Sabe-se que quanto mais pressão, maior a probabilidade de medidas precipitadas e equivocadas. Coloque-se no lugar das autoridades, tendo que decidir rapidamente e mediante a todas as informações que chegam.

3ª – Troque as culpas aos outros, pelas atitudes em favor do seu negócio e da sua comunidade. Em meio a uma pandemia que atingiu todos os países, todas as comunidades do planeta, o que salva vidas, empregos e economia são atitudes pró-ativas e positivas. Culpar os outros só atrapalha, desmotiva e deixa tudo pior do que já está.

4ª – Coloque sua energia ociosa em trabalhos voluntários, tanto para ajudar os serviços e profissionais da saúde, quanto para auxiliar os pequenos negócios, prestadores de serviços e pessoas da sua comunidade. Muitas coisas podem ser feitas com o uso do telefone, redes sociais, email, em casa, ou outros lugares sem aglomerações.

5ª – Estimule na sua empresa e os empresários das suas relações para todas as formas de vendas não presenciais como venda por telefone, anúncios em redes sociais, aplicativo de vendas, market places locais ou nacionais, site próprio, sites de associações, dentre outros.

6ª – As pessoas não vão sair de casa no mesmo volume que saiam antes, mesmo que todos os estabelecimentos pudessem abrir livremente. Crie toda a conveniência possível, como tele entregas, encomendas, e outras ações para as pessoas comprarem da sua empresa, sem sair de casa.

7ª – A Páscoa chegou e é a 3ª maior em consumo/compras. Reflita sobre o que a sua empresa fez ou está fazendo para estimular as vendas dos seus produtos como presentes, decoração, alimentação e outros para aproveitar o estímulo desta semana. Pesquise sobre o que pode ser feito de diferente.

8ª – Os municípios, o Estado, as autarquias, e outros órgãos públicos continuam com licitações abertas e abrindo novas, para atender as necessidades de sempre e também as demandas da pandemia. Os entes públicos pagam no momento combinado em contrato e o dinheiro fica na comunidade, potencializando a economia local. A apresentação da documentação dá um pouco de trabalho além da venda ao consumidor, mas é uma forma de venda que pode fazer muita diferença neste momento.

9ª – Estimule o cliente a comprar, dando ideias, mostrando imagens dos produtos pelas diversas formas possíveis com as ferramentas da internet. Com as pessoas muito mais tempo em casa, ideias de artigos de decoração podem inspirar pessoas a comprar. O mesmo vale para utensílios domésticos, com as pessoas fazendo comida e limpando a casa juntos.

10ª – Inspire o “faça você mesmo” com ideias de produtos para artesanato, marcenaria, ferramentas para concertos e cuidados com o veículo e casas, que podem ser feitas por quem está em casa.
Muita força e criatividade nesta hora! Um abraço e até a próxima!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here