Entusiasmo propicia melhores negócios

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Ao circular por várias organizações e em entidades da classe empresarial, é possível fazer um paralelo entre gestores e equipes pessimistas e suas organizações em decadência de um lado e gestores e equipes entusiasmados e organizações prósperas, de outro. Naquelas organizações em que esta percepção é mais aparente, tanto o negativismo quanto o entusiasmo estão enraizados e acabaram por fazer parte da cultura destes negócios.

Ninguém gosta de fazer negócios com pessoas mal-humoradas, “azedas”, “amargas” ou de “caras feias”. Um bom negócio é um processo mental onde a única coisa que o separa do sucesso é sua atitude mental. Henry Ford dizia que “se você pensa que pode, ou pensa que não pode, de qualquer maneira você está certo.” Você pode oferecer um ótimo produto ou serviço, mas se estiver desmotivado, não venderá, pois a maior causa do fracasso em vendas não é o preço, mas a falta de entusiasmo.

É preciso afastar-se e afastar a sua equipe de pessoas negativas, fofoqueiras e pessimistas, pois elas são altamente contagiosas, como eu costumo definir. Aproxime-se e sua equipe de pessoas positivas, de gente do bem e dos bem sucedidos, com as quais vocês podem aprender coisas boas e se inspirar. O escritor e palestrante César Frazão sugere que sempre que surjam algumas frases e entendimentos que criam imagens negativas (pequenas), possamos trocá-las em nosso vocabulário e de nossa equipe por outras que criam imagens positivas (grandes), como por exemplo:

– Trocar “O mercado destá saturado” por “Com certeza, têm empresas novas que não nos conhecem ainda!”

– Trocar “Sou muito jovem (ou velho) para isso.” por “Ser jovem é bom, tem tempo. Ser mais velho é bom, tem experiência.”

– Trocar “As vendas estão muito baixas.” por “Vamos pensar em ideias novas para aumentar as vendas!”

Para uma mudança de postura desta natureza, é preciso uma liderança forte, pois é impossível ter uma equipe de vendas forte com liderança fraca, assim como é impossível ter uma equipe entusiasmada com um gestor negativista. Não existe mágica em vendas, ou em qualquer negócio! Tudo é uma relação de causa e efeito! Frazão, já citado, sugere 3 fatores fundamentais para vencer nos negócios:

1- Querer: ninguém pode querer por você, ou você quer de verdade, ou estará fora do jogo;

2- Autoconfiança: não importando se a origem é humilde ou se as condições são desfavoráveis, você precisa saber que é capaz.

3- Fé: ter e acreditar que dará certo, mesmo quando ninguém acredita.

Nesta linha, outro dia visitei uma empresa em havia um cartaz na porta de entrada da área de vendas com os seguintes dizeres: “Aqui é proibida a entrada de crise e pessoas negativas. É lugar de gente feliz, positiva, que quer trabalhar, ganhar dinheiro e crescer na vida com bons negócios.” É a forma que aquela equipe encontrou para lembrar que é o entusiasmo que vende e que o pessimismo contamina os resultados. Um cliente que não sente entusiasmo no próprio vendedor, vai ter reduzida a motivação inicial para a compra e se tiver mais alguma objeção, o negócio já estará comprometido.

Costuma-se dizer que o fato comprova, mas é o entusiasmo que convence! Então, avalie o seu entusiasmo e o da sua equipe! Depois sigam a diante liberando a energia positiva para fazer tudo com mais vontade e vocês verão os resultados prosperarem.

Um abraço, com o desejo de ótimos negócios a todos e até a próxima!