Gestão, Negócios & Cia

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 Avaliando histórias de vida de sucesso, principalmente de grandes empreendedores, líderes de renome, e tantos bons exemplos de gente que construiu e conquistou grandes coisas, facilmente nos damos conta de que as limitações nos fazem desenvolver novas habilidades.

Em escala maior ou menor, esta situação pode ser vivenciada quando por algum motivo ficamos limitados mesmo que temporariamente e muitas coisas que fazíamos sem pensar ou valorizar muito, tornam-se grandes desafios. Estas situações em geral nos obrigam a desenvolver novas habilidades e estou vivenciando uma destas situações, após uma fratura no pé direito e pequenas luxações, resultados de um pequeno e peculiar acidente. Uma dificuldade de locomoção atrapalha qualquer um certamente e não poderia ser diferente com alguém que trabalha três turnos por dia, viajando 6 dias por semana para várias cidades diferentes e trabalhando em 8 a 10 lugares diferentes. Quem vivencia situação parecida sabe que estas pequenas dificuldades representam grandes desafios e que estes nos fazem desenvolver habilidades que nem lembrávamos que tínhamos. Nestes dias tenho pensando nos negócios dos meus clientes e conhecidos e em quantas habilidades não desenvolvidas tem aqueles que se acomodam na situação atual, fazendo sempre as mesmas coisas do mesmo jeito. Se é o seu caso, não espere um acidente de percurso para descobri-las e aproveite as dificuldades para inovar e desenvolver!

Marketing para o século XXI
No livro Marketing para o século XXI o autor Michael Porter recomenda que façamos periodicamente, pelo menos uma vez por ano, uma profunda análise de nossas empresas e a partir das respostas das perguntas a seguir, podemos planejar os negócios para os próximos períodos. As questões são as seguintes:

1. Como podemos identificar e escolher o segmento de mercado mais adequado para servirmos?

2. Quais as principais maneiras de fazer o negócio expandir com lucratividade?

3. Quais os meios de comunicação devem ser implementados na empresa e em quais meios existentes devemos nos comunicar?

4. Como estamos descobrindo, monitorando e satisfazendo as necessidades dos clientes atuais e futuros? Por segmentos de mercado ou produto?

5. Quais produtos, sejam eles bens e/ou serviços novos foram criados no último ano? Quais estão projetados para este ano? 6. Como você mobiliza as pessoas da sua equipe para recuperar clientes importantes ou referenciais? 7. Como serão os negócios no seu setor e ramo de atividade nos próximos 3 a 5 anos? O que você está construindo hoje, para este futuro próximo?

Com respostas para estas questões você pode fazer um bom plano e movimentar pontos adormecidos em sua empresa e prepará-la para os novos tempos com inovação, planejamento, controles e investimentos com avaliação de retorno e resultados positivos.
Prêmio Empreendedores – vitrine para sua empresa

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Empreendedores, 6ª edição, até próximo dia 18 de abril. Neste ano, muitas novidades foram incorporadas, como a simplificação da inscrição, maior clareza no regulamento e pontuações, premiação mais atrativa e incentivos à participação de empresas de vários municípios do noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

O Prêmio é uma excelente vitrine para sua empresa, com a apresentação dos participantes classificados na Tec-e-Inova, a repercussão positiva gerada por todos aqueles que assistem a apresentação do seu caso no seminário da Tec-e-Inova, com o relato dos resultados positivos do negócio, pela cobertura da imprensa e ainda, pela premiação que neste ano destaca-se pela diversidade e qualidade, incluindo documentários, promoção na mídia, cursos e horas de consultoria. Se você tem iniciativas empreendedoras, ou ações de inovação, ou ainda de tecnologia, não deixe de inscrever a sua empresa pelo site www.tec-e-inova.com.br – Prêmio Empreendedores 2012.