Gestão, Negócios & Cia

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 Está chegando o fim do ano e você que ainda não fechou suas metas de vendas deve estar pensando em como fazê-lo. Lembro uma frase de Jim Rohn que resume o que precisamos fazer para vender mais: “Para ser um sucesso em vendas, simplesmente fale com muitas pessoas todos os dias. E essa é a parte emocionante: existem muitas, muitas pessoas.”

As empresas mais queridas

Há uma pesquisa sobre as 30 empresas centenárias de todo o mundo, identificando pelo menos quatro características e quatro prioridades de gestão. Compartilho com os leitores algumas conclusões. São empresas que tem posição conservadora em relação a financiamento, tem sensibilidade com o mundo ao seu redor, consciência de sua identidade e incentivam as novas ideias. Estas empresas tem como prioridades: valorizar mais as pessoas do que os ativos; Direção e controles mais soltos com o passar do tempo; Organização voltada ao aprendizado; Envolvimento na comunidade humana.

A evolução para o Marketing 3.0

Dentre outros pensadores respeitados do mundo dos negócios, Phillip Kotler vem nos alertando há vários anos sobre o modo como as ações de marketing vêm se remodelando, todavia, muitas empresas parecem não ter se dados conta disso. No chamado Marketing 1.0 a premissa é a de vender o produto e ter compradores em massa. O desenvolvimento de produto é focado em “vender pra muitos” e colocar a maior parte de sua energia no produto. Neste modelo, ainda estão muitas empresas, a maioria em determinados setores. No marketing 1.0 estão praticamente todas as que estão em fase de extinção.

As melhores empresas do atual momento, estão no Marketing 2.0, querendo vender e reter seus clientes, tentando chegar à mente e ao coração de seu cliente, a partir do relacionamento “um a um”. São aqueles que têm as marcas mais queridas, marcas que tem boa lucratividade vendendo para pessoas apaixonadas pelo que elas fazem.

O futuro do Marketing, onde ainda poucas empresas chegaram, precisa de produtos incríveis, clientes satisfeitos e criação de valor para a sociedade. É sob esta ótica que está centrado o Marketing 3.0, em que empresas se empenham para terem produtos que tornam o mundo um pouco melhor, adotando também uma causa que possa criar valores para a sociedade, clientes, funcionários e parceiros.

No entanto, migrar para esse novo modelo de conduzir os negócios não é tarefa fácil quando a gestão e equipes ainda estão praticando modelos anteriores. É preciso pensar que conduzir os negócios neste novo formato requer habilidades que vão além de uma boa gestão. Certamente você precisará de pessoas focadas na inovação, antenadas ao que chamamos de marketing social, mas principalmente com profissionais capazes de entender de que modo a globalização favorece o seu negócio.

Marketing 3.0 – os desafios do mercado conectado em redes

Aproveito para agradecer as presenças, o prestígio e o retorno dos leitores, clientes e amigos que compareceram, nas palestras realizadas em parceria, com a Unimed Noroeste em Ijuí, na última terça-feira e com a ACISB e Senac em São Borja, no dia 2 de dezembro. “Marketing 3.0 – desafios do mercado conectado em redes”, terá mais 2 edições neste 6 de dezembro, sendo pela manhã para a Coordenadoria de Marketing da Unijuí, em Ijuí e a noite a partir das 19h30min, em Três de Maio, no auditório da ACI, que é promotora, em parceria com a DM3 Publicidade. Os amigos leitores estão convidados!