Gestão, Negócios & Cia

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Para inspirar os pensamentos e as atitudes dos amigos leitores, compartilho nesta semana uma frase do multicampeão Tiger Woods “Eu não busco a perfeição, porque ela é inatingível. Tudo que busco é a excelência profissional.”

Atendimento e relacionamento humanizados

Ao consultar fornecedores para nossa empresa ou para nossos clientes, muitas vezes tenho a sensação de que alguns devem imaginar que não existem pessoas de carne e ossos do outro lado. Aproveito para convidar aos executivos que são nossos leitores para fazer uma análise de como sua equipe trata aqueles que consultam sua empresa sobre propostas, preços, pesquisas, agenda, dentre outros motivos.

Se estivermos nos apresentando para um consumidor, fabricante, investidor, fornecedor, profissional de mídia, ou outro, é preciso ter plena consciência que sempre estamos falando com alguém de carne, ossos, inteligência, memória e sentimentos. São as pessoas que tomam as decisões, não empresas de forma abstrata. É preciso lembrar que frente a frente, ou no telefone, ou ainda pela internet, lembre-se que há uma pessoa do outro lado, dotada de mente, coração e espírito. É preciso um esforço de cada profissional para se conectar com a pessoa que está naquela função de comprador, contato, representante, pesquisador, procurando e estabelecendo um vínculo comum. A partir do vínculo estabelecido, você passa a saber um pouco mais da vida da pessoa que está contatando e poderá mais facilmente encontrar formas de manter um relacionamento que resulte em mais e melhores negócios.

Apaixonados por vendas

Muitas vezes alguns clientes de consultoria me perguntam “como faço para minha equipe ser apaixonada por vendas como ouvi na palestra ‘x’, no vídeo ‘y’?”. Primeiramente, é preciso lembrar que as vendas, assim como os negócios não são tão românticos quanto algumas pessoas acham que deva ser e por isso fazer toda uma equipe se apaixonar não é tão fácil. A partir desta premissa é preciso lembrar também que será apaixonado por vendas aquela pessoa que decidiu ser um profissional de vendas, pois aquela pessoa que entende que é vendedora até que surja uma oportunidade que considere melhor, dificilmente se apaixonará por vendas.

Para aqueles que desejam ter nas vendas uma profissão para fazer carreira, compartilho algumas dicas a partir dos escritos de André Silva (Rev. Venda Mais – 3/12):

– Encare a profissão de vendas como uma carreira, só assim você se tornará um especialista reconhecido na área;

– Procure diariamente renovar as energias, definindo metas que levem você ao sucesso;

– Mantenha-se atualizado, estudando muito e o seu entusiasmo estará sempre em alta;

– Vibre a cada venda realizada, comemorando e sentindo a felicidade de conquistar um novo cliente;

– Faça no final do dia uma análise dos contatos ou das visitas realizadas e do aproveitamento de cada uma delas, isso vai motivá-lo para o dia seguinte;

– Ajude o cliente a obter sucesso com o seu produto (bem ou serviço), pois ele vai perceber o seu interesse e, sempre que precisar de uma nova aquisição, vai lembrar de você e sua boa vontade em orientá-lo;

– Aprecie a oportunidade de conhecer novas pessoas todos os dias e aproveite para crescer profissionalmente, é sempre importante enriquecer os relacionamentos pessoais.

Como tantas outras dimensões da vida, a profissão precisa ter foco e a profissão de vendas não foge a regra. Quem quer se realizar profissionalmente, fazer sucesso e ganhar dinheiro com vendas, precisa concentrar suas energias neste foco.