Gestão, Negócios & Cia

0
102

Caros leitores, nesta semana, compartilho a frase de Henry Ford “Você não consegue construir uma reputação naquilo que você pretende fazer”, que nos lembra que a nossa marca, a nossa reputação, o nosso patrimônio moral, pessoal, profissional, intelectual e material só é construído a partir daquilo que efetivamente fazemos. Aquilo que pretendemos fazer só contribui com a nossa reputação, com a nossa vida de um modo geral, quando transformarmos de fato em ações e concretas.

Motivos para fidelizar clientes

Você já fez uma avaliação para ver quem são os seus clientes mais rentáveis e quem são os seus clientes mais fiéis? As empresas que fazem esta avaliação descobrem que os clientes fiéis também são os mais rentáveis, ou seja, fidelidade e lucratividade tem a mais alta correlação em nossos clientes. Aponto aqui algumas razões pelas quais os clientes fiéis são mais lucrativos para nossas empresas:

– Os clientes fiéis são mais lucrativos por que podem gastar mais conforme a relação se desenvolve;

– Podem passar a comprar de um único fornecedor, no caso, a nossa empresa;

– Clientes fiéis também custam menos para serem atendidos e cometem menos erros de interpretação, acesso e uso de bens e serviços;

– Recomendações dos clientes fiéis, para as pessoas de suas relações, atraem novos clientes para a empresa. Eles agem como vendedores não pagos e pela sua neutralidade, em alguns coisas com mais eficiência;

– A confiança leva à disposição para pagar preços constantes ao invés de procurar descontos e/ou ficar barganhando redução de preços.

Além da lucratividade, é preciso investir na fidelização de clientes por vários motivos, mas especialmente para que haja um relacionamento mais saudável, honesto e duradouro! Com uma base de clientes fiéis, planejar o desenvolvimento do negócio também fica mais seguro.

Para fidelizar mais clientes, é preciso construir um relacionamento para fazer com que o cliente confie em você, na sua equipe e na organização, pois assim ele terá segurança. Lembre-se que segurança é uma das necessidades mais básicas do ser humano. Se você, sua equipe, seus produtos e sua empresa passarem segurança para o cliente, estarão atendendo uma necessidade básica e mais facilmente fidelizarão seus clientes. A partir da segurança a sua marca poderá aumentar a percepção de confiança para os clientes e é preciso que todos tenham em mente que a CONFIANÇA é a base de um relacionamento duradouro!

Procure também ter indicadores para sua empresa avaliar o aumento da fidelização e como isso impacta nos negócios. Alguns indicadores sugeridos são: ticket médio, share of pocket, share of mind, frequência de aquisição, tempo de permanência produtiva no PDV, dentre outros.

Desenvolva ações objetivas que fidelizem um número cada vez maior de clientes e você fará mais e melhores negócios!