Gestão, Negócios & Cia

0
110

Já dizia Pietro Aretino: “As riquezas sem a generosidade são a pobreza dos plebeus.” Com esta frase convido aos amigos leitores para refletirmos sobre este ponto na gestão das organizações.

O gestor generosos

Gestores generosos, com organizações generosas, criam melhores ambientes de trabalho, atraem os profissionais mais talentosos e esses, por serem bem tratados, falam e passam uma imagem melhor da marca e dos produtos da organização, atraem e atendem os melhores clientes, que por sua vez, pagam valores genorosos pelo que recebem.

A generosidade numa organização pode ser demonstrada de diversas maneiras como salários mais altos do que a média do mercado, premiações, reconhecimento público, incentivos na forma de comemorações em almoços, jantares e festas, presentes, brindes, fornecedores bem tratados, clientes bem atendidos e facilidades na compra e no uso daquilo que a própria organização faz e vende. Por outro lado, organizações mesquinhas geram empregados infelizes que transmitem este estado de espírito aos clientes e geram resultados como alta rotatividade de pessoal, mau atendimento, desperdício e outras perdas.

Os livros registram que um dos pais da Administração, Henry Ford, fundador da Ford Motor Company, em 1914, ao aumentar consideravelmente, de uma só vez, o salário de todos os seus funcionários, assustando o mundo empresarial da época, ao ser entrevistado a respeito da atitude, afirmou: “A maior ação de corte de custos da minha empresa foi aumentar o salário de todos. Com isso atraí as melhores cabeças do setor e a nossa produtividade aumentou em 15% com 14% menos de trabalhadores na linha de produção.”

Seja qual for a sua função numa organização, você pode ser generoso também em doar seu tempo, atenção, reconhecimento e elogios, seja para seus empregados, ou para sua turma, seus colegas, família, amigos. Com isso você verá logo o quanto eles se dedicarão à sua causa e ao que solicitar a eles. Generosidade e nobreza de sentimentos andam sempre juntas em ações, embora nem sempre nos discursos. (baseado no texto de Eloi Zanetti publicado na Revista Amanhã)

 

Oportunidade para franquias na região

O setor de franquias é um dos que mais cresce no Brasil, fazendo surgir também um volume maior de possibilidades de franquias com exigências de menores custos de implantação e possibilidades de implantação em cidades de médio porte. São ótimas opções para quem quer ser empreendedor e iniciar com um negócio já estruturado, com estudos de viabilidade, mercado, marca e portfólio de produtos pronto e consolidados.

Se algum amigo leitor tiver interesse, tenho contatos de duas franquias com baixo investimento, com interesse em buscar parceiros na região. São elas:

– agência de intercâmbios e cursos no exterior – cidades de mais de 40mil habitantes;

– loja de alimentos naturais – cidades de mais de 15mil habitantes.

Os interessados podem enviar e-mail para [email protected], que compartilho as informações aos interessados.

Aproveito o espaço para desejar sucesso profissional e ótimos negócios aos amigos leitores! Um abraço e até a semana que vem!