Gestão, Negócios & Cia

0
131

 Uma frase baseada em pensamento de Jean-Paul Sartre para auxiliar no planejamento que vai nortear o seu 2012: “Não importa o que fizeram com você! Importa o que você faz, com o que fizeram com você!”

2012 será decisivo para o Brasil e nossas organizações!

Em meio às festas não há como não pensar e se preparar para 2012. Você está preparado? Sua organização está bem planejada para os desafios e as oportunidades do próximo ano?

A infraestrutura nacional terá um ano chave. No ano seguinte já teremos a Copa das Confederações, que é a prévia da Copa do Mundo da FIFA, de 2014, um grande desafio para quase todos os setores da nossa economia. Ao final de 2012 já saberemos se “a Copa” será uma vitrine das tantas boas coisas que temos para mostrar ao mundo, ou se não venceremos nossas dificuldades de organização, planejamento e corrupção, dando a estas as maiores evidências. Precisamos todos torcer pela primeira hipótese, é claro, pois com criatividade e empreendedorismo, muitos podem aproveitar este momento para fazer maiores e melhores negócios.

A estrutura de poder nos municípios também sofrerá alterações em 2012, com as eleições municipais movimentando o cenário político e afetando direta ou indiretamente a vida de todos nós e de nossas comunidades. A sua organização está vendo este momento como uma oportunidade, ou desafio?

Os resultados da crise dos papéis de alguns países ricos também ficarão evidentes em 2012, porém muitas questões já vem se consolidando, como a grande necessidade de qualificarmos a gestão pública, desburocratizando o sistema, para que as empresas possam se desenvolver frente aos concorrentes locais e estrangeiros e continuar gerando empregos e renda. A gestão de nossas empresas também precisa ser muito mais qualificada, pois quem não investir em qualificar o seu negócio e seus produtos, terá grande dificuldade de aproveitar as oportunidades e ainda ficará vulnerável aos grandes desafios que se apresentam para 2012.

Independente de onde você esteja, ou qual setor estiver trabalhando, no próximo ano seus negócios precisam de inovação, melhoria dos processos de gestão, criatividade e máxima atenção ao que o seu mercado realmente necessita e deseja.

Conhecendo melhor o consumidor de calçados e confecções

Para fechar um excelente ano de produção e publicações, recebemos na quinta-feira a comunicação de aprovação para publicação no VIII EGEPE – Encontro da Associação Nacional de Empreendedorismo e Gestão da Pequena Empresa para o artigo baseado em pesquisa de mercado, com o título “Análise da percepção do consumidor de calçados e confecções – um estudo sobre o varejo de Santo Ângelo-RS”, de autoria de Nurra Alabed, Michele Ghellar e este colunista. A pesquisa mostra desejos e necessidades na busca por produtos de calçados e vestuário, além dos motivos das principais decisões para comprar ou não nas lojas de Santo Ângelo e região. Excelente subsídio para quem atua no setor!

Mercado brasileiro e argentino para suplementos alimentares

No mesmo evento aprovamos para publicação o artigo “Análise comparativa de mercado brasileiro e argentino para suplementos alimentares”, de autoria de Morgani Mumbach, Michele Ghellar e este colunista. Considerando que a região Noroeste do RS tem se destacado na produção de suplementos alimentares, a pesquisa mostrou as diferenças e similaridades do mercado destes produtos no Brasil e na Argentina. As embalagens, os pontos de venda, a exposição, o preço ao consumidor e os apelos comerciais foram estudados de forma comparativa e apresentados no artigo.