Gestão, Negócios & Cia

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Remuneração da equipe de vendas
Remunerar a equipe de vendas pode ser para alguns uma “dor de cabeça” e para outros uma ótima estratégia. É notório que a maioria das empresas brasileiras está faturando muito mais, especialmente porque alguns mercados “explodiram”. Aquelas empresas que não tinham políticas de remuneração muito claras, ou não muito bem avaliadas e planejadas, passaram e ter uma preocupação a mais com o volume de comissões pagas. Convido os leitores a refletirem sobre algumas boas práticas: a) atrele a remuneração da equipe de vendas à rentabilidade e não ao faturamento, pois os resultados normalmente não aumentam na proporção do faturamento. Atrelar a comissão apenas à venda pode gerar grandes problemas de soluções difíceis; b) não centralize as vendas dos melhores clientes nos mesmos vendedores, afinal, ninguém consegue atender muito bem, ao mesmo tempo um número muito grande de clientes. Acompanhe o percentual de clientes para o qual cada profissional efetivamente vende por mês; c) direcione os vendedores para determinados nichos de mercado nos quais atuem com mais qualidade; d) agregue na remuneração, fatores como venda de mix, desenvolvendo melhor os lançamentos e venda dos produtos de maior valor agregado.

Poderíamos conversar sobre várias outras práticas, mas o mais importante é não limitar o profissional de vendas, pois um grande vendedor é movido por desafios e se ele não o encontrar na sua empresa, certamente procurará em outras.

Agren Agronegócios é a nova marca da Agrícola Ouro Verde

Na última quinta-feira, 17 de novembro, a equipe da Rogério Luis Engel Agronegócio, reuniu clientes, parceiros, fornecedores e autoridades locais no restaurante do Clube Buricá em Três de Maio, para apresentar a nova marca. Foi desenvolvida ampla pesquisa de mercado com a Referenda Consultoria, que apontou para a necessidade de lançamento de novos produtos, ampliação das atividades e necessidade de reposicionamento mercadológico com nova marca. Utilizando técnicas de naming foi encontrado um novo nome para a marca, que teve identidade visual posteriormente desenvolvida pela Suricata Design e ações promocionais de lançamento pela DM3 Publicidade. O evento de lançamento contou ainda com uma palestra com o Dr. Dilson Trennepol, da Unijuí, sobre “Finanças para Produtores Rurais” e anúncio de novos projetos da Agren Agronegócio, como a construção da sede própria, com unidade de recebimento de grãos.

 

Agência de Regional Desenvolvimento

A Agência de Desenvolvimento – AD, com sede em Santa Rosa-RS, empossou a nova diretoria na última terça-feira com jantar no espaço social da RBS TV Santa Rosa. O presidente Jairo Lacks, gerente do Grupo RBS na região deu posse aos integrantes da nova gestão, formada por comitês setoriais e apresentou os objetivos de cada Gestor. Ficou evidente a proposta de regionalização da Agência e os grandes desafios apresentados para acelerar e qualificar o desenvolvimento regional. É com muita honra que recebi o desafio de integrar a diretoria como Gestor do Comitê Setorial do Empreendedorismo.

 

Marketing 3.0 – os desafios do mercado conectado em redes

Nesta terça-feira, 29 de novembro, falo sobre “Marketing 3.0 – desafios do mercado conectado em redes”, a partir das 20h, no Espaço Social Unimed, no auditório da Unimed Noroeste, em Ijuí. Nesta sexta-feira, 2 de dezembro, com início as 8h, a palestra terá por local o auditório da ACISB, numa promoção do Comitê da Qualidade. Em Três de Maio será no dia 6 de dezembro, no auditório da ACI, que é promotora, juntamente com a DM3 Publicidade. Com datas e locais por confirmar, já estão previstos eventos em Santa Rosa e Farroupilha. Os amigos leitores estão convidados!