Iluminação e sonorização no ponto-de-venda

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O varejo sempre foi lugar de muita competição, mas os últimos anos o acirramento da concorrência tornam fundamental a atenção a todos os detalhes. Para atrair mais clientes, manter clientes atuais, vender sempre mais e melhor a atenção aos detalhes é fundamental. Neste espaço vamos procurar apontar semanalmente alguns detalhes que fazem a diferença. Hoje vamos falar sobre iluminação e sonorização do ponto-de-venda.

Boa iluminação vende mais e melhor
Será que algumas coisas que estão vendendo pouco não estão pouco iluminadas? A boa iluminação favorece a percepção do espaço e dos produtos expostos, influencia no estado emocional do consumidor, mesmo que ele não perceba e é vital para a boa avaliação da mercadoria, o que desperta o desejo da compra. Existem evidências, com estudos e pesquisas mostrando que a iluminação afeta diretamente o volume de vendas.

A iluminação envolve mais que a simples colocação de lâmpadas. Ela deve ser usada para destacar mercadorias, esculpir espaços e melhorar o humor e melhorar a imagem do ponto-de-venda. A iluminação também é usada para disfarçar elementos menos atrativos que você eventualmente não quer ou não pode mudar.

Destaco algumas dicas importantes: a iluminação deve vir de frente, evitando vir de cima, sobre o “topo” da mercadoria; deve ser direcionada indiretamente, nunca sobre o cliente; não se deve iluminar o chão (piso), a menos que ali exista um display (plataforma/base); deve-se evitar sempre a geração de brilho ou reflexo no vidro dos balcões e prateleiras, pois atrapalha a visualização da mercadoria por incomodar a visão do cliente. Na maioria dos casos, a iluminação geral da loja deve ser feita com lâmpadas fluorescentes, aliando alto rendimento e durabilidade com baixo consumo. É fundamental, também, luminárias (suportes) com refletores adequados para aproveitar todo o potencial das lâmpadas.

Na iluminação específica dos produtos é necessário utilizar lâmpadas incandescentes (halógenas/dicróicas) que possuem maior poder para destacar e maior IRC – Índice de Reprodução de Cor, objetivando reproduzir mais fielmente cores, brilhos e texturas. Então, se quiser vender mais e melhor, nada de vitrines escuras, lojas na penumbra e mercadorias com pouca visibilidade! (Fonte: Blume et all, 2009)

Sonorização adequada também ajuda a vender mais e melhor
Assim como a iluminação, a música pode adicionar qualidade ou depreciar atmosfera geral de um ponto-de-venda.

A música pode controlar o ritmo do tráfego da loja, contribuir com a imagem e atrair ou distrair a atenção de quem estiver no interior do estabelecimento. São muitos os estudos sobre o uso da sonorização em ambientes de venda e destaco alguns pontos destes estudos, como: a presença de música tem efeito positivo na clientela e no prazer percebido; a familiaridade e gosto musical têm resultado agradável para o cliente; tempo mais lento, volume mais baixo e música familiar resultam nas pessoas permanecendo mais tempo no local, que quando o tempo e o volume são altos e a música menos conhecida; quanto mais altos forem o volume e o tempo e menos agradável for a música, mais demorada é a percepção de tempo e portanto de que as filas e o atendimento são demorados; tempo da música tem o maior impacto sobre ativação da motivação para comprar. Bem… são inúmeros os estudos científicos que apontam a música como grande influenciadora do nosso cérebro. Tente aproveitá-la no seu estabelecimento da melhor forma possível e boas vendas! (Fonte: Blume et al, 2009)