Liderança precisa de sucessão

0
109

Peter Druker, considerado o pai da Administração moderna, falecido em 2005, dizia que a maior missão de um líder é construir outros líderes. Seja para dar continuidade na evolução do seu trabalho, seja para desenvolver outras e novas organizações, é preciso que o líder deixe como seu grande legado outros líderes, preferencialmente melhores, por terem acompanhado e vivenciado parte da vida de um líder experiente.

Em liderança não existe sucesso sem sucessão! Por não se dar conta, por ignorância ou por egoísmo mesmo, há líderes tanto nas empresas familiares, quanto nas mais profissionalizadas, como no setor público, que esquecem desta premissa e na minha opinião entram para a história como líderes que falharam na principal missão que é formar novos e bons líderes.

Quer fazer um teste sobre a sua atuação como líder, ou da atuação do seu líder? Veja que quanto menos sua equipe precisa da sua presença e dos seus encaminhamentos operacionais, mais líder você é! Quanto tempo você consegue ficar longe da empresa sem alguém te ligar, ou para o trabalho esperando pela sua orientação? Também é fundamental dar-se conta de que a liderança não se conquista pela posse e sim pelo exercício. A posse de um cargo lhe dá poder, porém autoridade pode vir antes, durante, depois, ou até nunca! Autoridade não vem de cargos e sim do reconhecimento das pessoas na sua liderança, na inspiração, segurança e orientação.

Um líder pode se tornar o número 1, colocando as pessoas em primeiro lugar. Aquele que consegue identificar e fazer uso das melhores habilidades de cada pessoa da sua equipe será um ótimo líder. Lembro da frase de Abraham Lincoln, reconhecido mundialmente por ser uma grande liderança: “A principal habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns”. Ou seja, para obter grandes conquistas é preciso desenvolver o seu grupo utilizando da melhor maneira possível as habilidades que cada um possui, articulando-as entre si, para que o resultado do trabalho deste grupo realizado de forma conjunta seja muito maior do que a soma dos resultados individuais. Quando o trabalho de grupo é mais produtivo do que a soma dos trabalhos individuais dizemos que este grupo tem sinergia.

Nos tempos atuais precisamos de líderes que possam conduzir as pessoas a lugares melhores do que estariam sem a orientação dele. Pessoas que sentem isso do seu líder são mais motivadas e darão melhores resultados.

É preciso que tanto os líderes quanto os liderados entendam que o futuro não o lugar para onde estamos indo, e sim o lugar que estamos construindo. Se quisermos dias melhores que hoje no futuro, temos que mudar de atitude hoje e assim iniciarmos esta construção. Ninguém pode mudar o que passou, mas podemos aprender muito com o passado, para então saber o que mudar hoje, amanhã, depois e o que não mudar. O futuro que está em construção a partir do que preservamos, mudamos, fazemos ou deixamos de fazer em cada novo momento de nossas vidas.

Desejando competências de liderança melhores para todos nós, um abraço e até a próxima!