Mais resultados no Natal e Fim do Ano

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Seguindo no incentivo aos amigos leitores para buscarem mais resultados neste fim do ano, traço aqui mais recomendações para aproveitar melhor esta época de prosperidade para o comércio. Mesmo que seja difícil recuperar eventuais atrasos e tempo perdido ao longo do ano, ainda é possível provocar mudanças para buscar melhores resultados de Natal e fim de ano. Então não será agora que você vai sanar os problemas estruturais da empresa e por isso, ao reunir o pessoal para apresentar as propostas, discutir inovações, organizar a equipe para as semanas mais movimentadas que vem por aí, procure dar um feed back destacando as questões positivas do ano que finda e como podem utilizar isso para obterem melhores resultados nos próximos dias.

No desenvolvimento do seu plano para Natal e Ano Novo é preciso que o comércio priorize dois objetivos que são aumentar o tráfego e aumentar o fluxo de clientes e prospects. Para aumentar o tráfego, podem ser utilizados folhetos, vitrine atrativa, mídias de massa, redes sociais, promoções de vendas, e outras ações que façam com que o público alvo do seu negócio, vá até os pontos de venda. Para aumentar o fluxo é preciso criar situações para a maior circulação de pessoas no interior dos pontos de vendas e maior interação com as diferentes categorias de produtos, pois isso vai estimular a compra de itens que não estavam no planejamento inicial do cliente. Sabe-se que até 80% das compras dos brasileiros é por impulso e se você souber explorar bem este fator, comprovará que é na venda por impulso que se constrói o diferencial positivo no caixa. Para vender mais por impulso, além de um “ambiente vendedor”, os profissionais de vendas e de atendimento precisam ser preparados para assessorar a compra do cliente. Fornecendo interação, gerando curiosidade, riqueza de ideias, atratividade e informação, se desperta mais desejo pelo que é oferecido e deixará bons resultados no caixa.

A fachada e a vitrine são as principais mídias do seu ponto de venda neste momento e não esqueça destes importantes fatores, pois é o cartão de visitas da sua empresa. Claro que rever a fachada suja, desbotada, com pouca comunicação, é tão básico quanto colocar bolinhas, luzinhas, guirlandas, árvore, neve e Papai Noel, pois o cliente espera no mínimo isso.
Quanto ao atendimento, prepare o pessoal para não se deixar levar pela correria que se abate em algumas horas do dia e realmente ouvir o cliente que está na sua frente. Faça perguntas-chave, deixe-o falar e assim poderá oferecer várias coisas que ele desejará. É crucial investir em bom atendimento neste período. Para concentrar o tempo dos seus vendedores na busca de resultados, você pode estruturar um apoio operacional temporário neste período, liberando os profissionais de venda de algumas tarefas de logística e organização.
Não fique esperando o aumento natural das vendas neste período, pois já vi muitas empresas se frustrarem ao descobrir ao final do período, que perderam muitos negócios para os concorrentes que se estruturaram e se organizaram melhor.

No Natal todos esperamos ser encantados com o clima que vai se criando, não é mesmo? Não é isso que chamam “magia do Natal”? As pessoas vão se contagiando com todos estes estímulos, que vão alterando o modo com que agem costumeiramente. A sua empresa, se quiser vender mais, precisa entrar neste clima, contribuir com o encantamento do cliente ousando com coisas mais lúdicas, divertidas como montar temas diferentes e criar situações engraçadas com eles, provocando interações e momentos marcantes. Você e sua equipe precisam acreditar que ótimos resultados serão alcançados de acordo com o entusiasmo que forem capazes de ter e mostrar, trazendo o Natal para dentro para dentro do seu ponto de vendas e para dentro de cada pessoa da sua empresa.
Desejo ótimas vendas e um feliz e abençoado Natal a todos!