Seja como água

0
132

Tempos atrás no lançamento do documentário sobre o lutador Anderson Silva, novamente colocaram-se luzes sobre o conteúdo de uma entrevista de Bruce Lee, cujos trechos estão reproduzidos em vários meios, inclusive em redes sociais. Na última semana a revista Administradores publicou estratos da entrevista realizada em 1971 no Pierre Berton Show. Lee foi um grande homem, além de lutador impressionantemente rápido e de reflexos ágeis. Também foi ator, produtor e diretor de cinema e séries de TV, estudou filosofia e artes marciais, procurando articular estes conhecimentos com todas as suas atividades. Apesar de falecer muito cedo, aos 32 anos, em circunstâncias até hoje mal explicadas, Bruce deixou um legado valioso em algumas entrevistas, falas e ideias de como conduzir uma vida equilibrada e ao mesmo intensa em busca do que se deseja.

Desde que li pela primeira vez, algumas das ideias de Lee me chamam muito a atenção e procuro praticá-las, embora confesso que para algumas delas falta-me disciplina. Veja que é possível imaginar que quem conseguir praticá-las, terá uma vida mudada significativamente para melhor.

– Entenda bem e aprofunde-se nos fundamentos – Procuro desenvolver esta ideia ao preparar as minhas aulas e palestras, entendendo que se conseguir deixar os fundamentos bem entendidos, o restante ficará facilitado e virá naturalmente. Vivemos a cada dia mais mergulhados num mar de informações, conteúdos e conhecimentos, que em função do volume, na maioria das vezes não é possível ensinar ou aprender boa parte. Todavia, entendendo muito bem os fundamentos e aprofundando-nos neles teremos condições de compreender a maior parte das derivações que ocorrem e geram a maior parte do que está ao nosso redor.

– Conheça-te a ti mesmo – Para conhecer algo profundamente, é preciso alcançar o auto-conhecimento. Quanto mais investirmos em nos conhecermos melhor, mais teremos condições de ampliar nossos conhecimentos sobre o que nos rodeia e o que chega até nós.

– Mantenha a harmonia entre o instinto e o controle – Quem está sempre sob controle tende a ser frio com tudo e com todos. Quem deixa os instintos determinarem o seu comportamento corre vários riscos nas relações e consigo próprio. A harmonia é sempre o melhor caminho, principalmente  entre estes extremos.

– Abra a sua mente – Já dizia Franck Zappa que “a mente é como um paraquedas, pois funciona melhor quando aberta”.  Cada pessoa é única e tem suas doutrinas, estilos, vivências, conhecimentos e só crescemos se formos tolerantes aceitando um processo contínuo de aprendizagem ao longo da vida. Quem tem sabedoria para aprender sempre mais, deve ter na simplicidade um dos seus princípios básicos.

– Aprenda a se expressar – Quem domina a capacidade de expressar verbal e fisicamente tem muito mais sucesso nos seus objetivos. Expressar-se sincera e honestamente, sem fingimentos, subterfúgios, mentiras, é muito difícil e por isso, quem desenvolve as habilidades de se expressar com segurança, simplicidade e honestidade tem muito a ganhar.

– Evite a onda – Quando somos nós mesmos, temos convicção do que queremos para nós e nosso futuro, devemos deixar as ondas, as modas passarem sem nos tirar do foco e do caminho escolhido. As ondas não devem mudar nossos grandes objetivos.

– Seja água – A lição que me impacta muito e sei que também a muitos outros, é uma das ideias de Bruce Lee mais difundidas e está traduzida na frase “Esvazie tua mente, não tenha forma, seja moldável como a água. Se você coloca água em uma xícara, ela se transforma na xícara. Se coloca água em uma garrafa, ela se transforma na garrafa. Se a coloca em um bule, ela se transforma no bule. A água pode fluir ou pode esmagar no turbilhão de uma onda, por exemplo. Seja como a água, meu amigo.”

Seja como água para se encaixar onde for preciso, misturar-se com muitas coisas boas, limpar, diluir, transformar-se rapidamente em diferentes estados e ter uma imensa capacidade de se renovar para ser muitas outras formas que sempre podem correr para o destino desejado. Assim podemos ser mais humanos e melhores para nós e para os outros.

Um abraço e ótimo 2016!