Ser interessante sem ser interesseiro

0
129

Uma boa rede de relacionamentos é fundamental para a vida pessoal e profissional, mas nem todos desenvolvem esta rede de uma forma adequada. O grupo que se forma nesta rede precisa ter desejos legítimos de contribuir e de aprender com o próximo. Se vierem oportunidades de negócios, estas devem ser consideradas consequências de uma rede bem desenvolvida, mas nunca, o único objetivo. Apesar de sempre haver aqueles que extrapolam o bom senso e desvirtuam os princípios de uma boa rede de relacionamentos, quem busca cultivar um desejo sincero de contribuir e aprender com os outros, pode desenvolver-se pessoal e profissionalmente com algumas dicas importantes reunidas a partir da leitura de profissionais que estudam o assunto há anos.

Primeiramente é preciso privilegiar a qualidade dos relacionamentos e não a quantidade. Pense naquelas pessoas que guardam centenas de cartões de visita, folders, e outros materiais recebidos em encontros, mas não fazem contatos com ninguém deste grupo e sequer atualiza ou organiza os contatos que estão ali. É o mesmo comportamento daqueles que possuem milhares de amigos nas redes sociais, mas não lembra, não faz contato e não posta conteúdo interessante para a grande parte deles. Para ser interessante, é preciso construir uma rede de relacionamentos eficiente e bem diversificada visando ampliar possibilidades e oportunidades. Lembre-se que eficiência muitas vezes não combina com quantidade, pois, relações reais e mais profundas não são possíveis com um número muito grande de pessoas. É importante e salutar oferecer seus contatos, desde que em momentos e ocasiões oportunas. Sempre que puder, faça pequenas anotações no verso do cartão que permitam que posteriormente seja registrado no seu CRM (aplicativo para gerir os contatos e relacionamentos profissionais), mais detalhes para serem lembrados e utilizados corretamente na relação com aquela pessoa.

É preciso ter um interesse legítimo nas pessoas com quem se deseja relacionar-se, entendendo suas visões, experiências e aprendendo o máximo possível. Se precisar de auxílio, procure ser bem específico, deixando claro os objetivos profissionais, as “empresas alvo”, ou outras questões. A rede de relacionamentos deve ser utilizada com sabedoria, portanto, não deve ser acionada somente quando estiver em busca de oportunidades profissionais. Quem faz isso é visto como interesseiro demais.
As contribuições devem ser sempre de “bom coração”, mostrando-se sempre pronto para conselhos, dicas, recomendações e indicações, sem querer ou esperar nada em troca (absolutamente nada mesmo!). Tenha a convicção de que ao ajudar sem querer trocas, o mundo se incumbe de retribuir com mais do que se imagina, mesmo que de forma bem diferente.

Uma boa rede de relacionamentos nunca deve se resumir apenas aos contatos de fora da sua organização, pois é muito importante ampliar as oportunidades mantendo-se conectado ao maior número de colegas que puder, considerando que eles podem ser os melhores conhecedores de suas habilidades, competências, pontos fortes, e outros detalhes que te promovem. Além disso, cada colega tem uma rede de relacionamentos que pode ser acessada por você, a partir da relação com seu colega. Todavia, a sugestão é nunca confiar demais na sua rede de relacionamentos, pois ela precisa ser apenas um dos muitos instrumentos que permitem sempre estar bem colocado, com boa visibilidade e empregabilidade. Credibilidade e confiança se conquistam ao longo do tempo, através de relacionamentos reais e pautados no interesse de desenvolvimento mútuo.

Finalizando, é muito importante lembrar sempre que nosso esforço na construção da rede de relacionamentos deve ser em busca de ser um contato cada vez mais interessante para os outros, sem ser interesseiro. Portanto, sempre que obtiver a ajuda de alguém, faça o que puder para retribuir, sendo grato pelo que obteve e pelo que possui. Encontre formas de se manter frequentemente em contato, não apenas nos momentos em que precisar de algum auxílio.

Sempre que puder, compartilhe artigos, dicas e experiências que você entender que vão contribuir com seus contatos. Como toda a relação, para manter uma rede de relacionamentos profissionais forte, você precisa cuidar bem, sempre e com carinho, pois somente assim ela será um instrumento poderosíssimo para o seu sucesso e para o sucesso dos seus contatos.

Desejando melhores relações pessoais e profissionais a todos, deixo um abraço e até a próxima!