Policial herói

0
139

Circulou nesta semana, em todas redes sociais e sites de notícias, um vídeo de um assalto frustrado ocorrido em São Paulo.

No vídeo, um rapaz passeia de moto, com uma câmera no capacete, filmando o trajeto. De repente outra moto encosta ao seu lado com dois rapazes, sem capacetes. O carona, com a arma em punho, aponta para o jovem e manda parar a moto. Tudo isso em plena avenida, com trânsito forte. Todos param seus veículos assustados, em plena luz do dia…

Então o bandido que estava na carona da moto desce com a arma em punho, intimida o jovem e pede para ele o alarme da sua moto. O rapaz entrega o alarme e dá alguns passos para trás… a câmera segue filmando tudo. Na rua, todos os carros parados, em uma cena absurda, mas rotineira em grandes cidades…

O bandido então sobre na moto do rapaz e prepara-se para fugir. Seu comparsa na outra moto lhe aguarda…

De repente, entre tantos carros parados na avenida olhando a cena, abre-se a porta de um Gol preto e um policial militar fardado desce e de surpresa dá dois tiros no marginal que cai instantaneamente… O outro comparsa, assustado foge. O policial se aproxima do bandido, agora deitado na avenida, baleado, e lhe tira a arma. O dono da moto se aproxima e agradece o policial… o trânsito volta a andar normalmente. Tudo filmado…

Que momento nós vivemos neste país…

Temos que valorizar a coragem deste policial! Ele poderia ter ficado quieto, omisso, diante de tanta violência que assola o país ao invés de ter se arriscado. Ao se arriscar, poderia ter levado um tiro do outro comparsa. Poderia não ter voltado para casa ver sua família…

Mas ele enxergou o dever de proteger a sociedade, dever este nato em todo policial que honra sua farda e luta por um mundo mais justo. Desceu do seu carro particular e atirou para matar, em defesa do cidadão.

E é isso que a sociedade espera. Um combate eficiente ao crime.

Escrevi que o policial é herói. Você pode estar pensando que ele não fez nada mais que a sua obrigação. Pois lhe digo que não! Pois no mundo em que vivemos, onde a falta de estrutura é algo real nas polícias, no mundo em que o bandido tem armas mais poderosas que os policiais, no mundo em que o bandido não tem nada a perder e o policial tem uma família lhe aguardando em casa, no mundo onde muitos se corrompem e não acreditam mais no sistema, no mundo onde o estado enxerga o crime como algo normal, neste mundo, neste mundo atual, temos que valorizar todas ações positivas da polícia que luta para defender a sociedade. Por isso considero o policial um bravo herói. Parabéns a ele e parabéns a todos policiais que lutam por uma sociedade mais justa e perfeita.

Das minhas leituras da madrugada: No porto, o navio está a salvo. Mas é para isso que servem os navios?