O ser humano e a convivência com o outro!

0
179

O pressuposto central da obra de Adler é a de que a motivação humana é governada primariamente por impulsos sociais e de que o interesse social é inato e conduz o ser humano a adotar um estilo de vida predominantemente social. Segundo Adler, o interesse social é inato, contudo, os tipos de relacionamentos se desenvolvem com base no estilo da sociedade na qual a pessoa nasce (Hall, Lindzey e Campbell, 2000). Deste modo, Adler reconhece a existência de uma base biológica, inata, que predispõe o homem a desenvolver-se enquanto um ser social.

Adler acredita que os seres humanos são criaturas sociais por natureza e não por hábito. No entanto, assim como qualquer outra aptidão ou característica hereditária, essa predisposição social inata precisa ser orientada e treinada para se concretizar.

O ser humano está inserido em um contexto social desde o primeiro dia de vida, através da interação com seus cuidadores e aprende desde cedo sobre relacionamentos e cooperação. O interesse social consiste em o indivíduo contribuir para que a sociedade se desenvolva e atinja a meta de perfeição.

A convivência com outros, a interação social é de extrema importância para a saúde mental. O Ser humano precisa do outro para ser saudável. Visualizamos isso nitidamente em casos de depressão ou outras patologias em que o indivíduo se isola e com isso agrava sua situação.

Conviver é preciso, é saudável…

Diante desse momento que vivemos, precisamos lembrar que conseguimos manter essa “convivência”, de maneira parcial, através das ferramentas digitais, que nos auxiliam e muito na diminuição dos efeitos do isolamento. Se cuidar e cuidar o outro é o mais bonito ato de responsabilidade, preocupação e amor. Usar a tecnologia para nos mantermos conectados até tudo isso passar, é a melhor maneira de mantermos nossa saúde física e mental.

 

Fonte: Teorias da Personalidade/ Série Concursos Públicos: Resumos de psicologia. Vol.1./ Salvador: Concurso PSI Empreendimentos Editoriais, 2013.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here