MAL, MUITO MAL

0
118

De quando em quando, topo com pessoas que me perguntam se ainda dou aulas de redação. Certamente é porque centenas de alunos passaram por meus parcos ensinamentos de como redigir uma boa redação para enfrentar o Vestibular. Afinal, sou professor desde 1965, embora não mais tenha lecionado a partir de 2006.

Minto! No ano de 2011 ministrei um curso sobre conto, crônica e poema, que era exatamente como dar aulas para alunos, excelentes alunos, por sinal. Como é gratificante trabalhar com alunos que realmente querem aprender.

Mas não é para falar do meu curso de 2011 que estou escrevendo essas linhas. O que eu quero é mostrar como o despreparo para escrever um simples lembrete pode botar o entendimento em maus lençóis ou, então, fazer rir. Sim, rir para não chorar.
Os exemplos abaixo, os tirei de um recado cibernético. Podem até ser inventados, mas se o foram, olhem como foram muito bem inventados. Todos eles se referem a avisos que foram afixados nos painéis destinados para isso em igrejas, templos e suas respectivas sacristias. Realmente, estes avisos são tão perfeitos na arte de escrever errado, sem que haja um só erro de ortografia, que parecem reais. Ou, quem sabe, são reais mesmo e eu não quero acreditar. Vejam, a seguir, o que foi copiado dos avisos aos paroquianos nas portas de umas quantas igrejas:

– Para todos os que têm filhos e não sabem, temos na paróquia uma área especial para crianças.

– O torneio de basquete das paróquias vai continuar com o jogo da próxima quarta-feira. Venham nos aplaudir, vamos tentar derrotar o Cristo Rei!

– Quinta-feira que vem, às cinco da tarde, haverá uma reunião do grupo de mães. Todas as senhoras que desejem formar parte das mães, devem dirigir-se ao escritório do pároco.

– Na sexta-feira, às sete, os meninos do Oratório farão uma representação da obra Hamlet, de Shakespeare, no salão da igreja. Toda a comunidade está convidada para tomar parte nesta tragédia.

– Prezadas senhoras, não esqueçam a próxima venda para beneficência. É uma boa ocasião para se livrar das coisas inúteis que há na sua casa. Tragam seus maridos!

– Assunto da catequese de hoje: Jesus caminha sobre as águas. Assunto da catequese de amanhã: Em busca de Jesus.

– O coro dos maiores de sessenta anos vai ser suspenso durante o verão, com o agradecimento de toda a paróquia.

– O mês de novembro finalizará com uma missa cantada por todos os defuntos da paróquia.
–O preço do curso sobre Oração e Jejum não inclui as refeições.

– Por favor, coloquem suas esmolas no envelope, junto com os defuntos que desejem que sejam lembrados.

Eu sempre digo que é melhor haver alguns erros de ortografia do que essa confusão de ideias expressas de forma a ser entendida somente pelas pessoas de tal e tal paróquia. Há quem defenda que isso aí não apresenta problema nenhum de linguagem. Dizem que, se o leitor entende, então tudo está certo.

Eu até concordo. Mas eu gostaria de ouvir uma missa cantada por todos os defuntos da paróquia.