Não é especulação. É caso de prevenção

0
124

PARA REFLETIR

“O saber se aprende com os mestres, a sabedoria só com o corriqueiro da vida”. Cora Coralina

 

Pandemia

A pandemia não é especulação, o Coronavírus está aí, pelo mundo, e ninguém tem como dimensionar a escala real de perigo que todos estamos correndo. Na dúvida, é melhor prevenir e reduzir ao máximo esses riscos. É fato que não se deve brincar com a pandemia do Coronavírus, mesmo que não tenham sido registrados casos na região. É preciso reconhecer, também, que tanto o governo estadual quanto o municipal não ficaram esperando e agiram preventivamente, o que é salutar para todos. Lembrando que o decreto publicado em Santo Ângelo foi estabelecido a partir de reuniões com especialistas, órgãos de saúde e o Ministério Público.

 

Teorias conspiratórias

Tanto quanto a pandemia, o que assusta são as teorias conspiratórias disseminadas por aí sem o menor pudor. Acreditar que é culpa desse ou daquele, que tem um viés econômico por trás ainda é pouca coisa. Mas o que é realmente de assustar é ver que não há limite para a ignorância de quem quer desacreditar os riscos, fazendo até apologia religiosa e tentando tirar proveito da situação.

Os cuidados com a doença são absolutamente legítimos. Entretanto, não dá para confundir e achar que virou férias e acabar tendo mais corona que vírus.

 

Estrutura

O tempo de Coronavírus é bom para uma reflexão sobre a estrutura da saúde pública que por vezes é deixada de lado. Dos 5.570 municípios brasileiros apenas 545 deles possuem leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), ou seja, 9,8% segundo dados de janeiro de 2020 do CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde). Desses 545, apenas 482 cidades têm vagas disponíveis pelo SUS (Sistema Único de Saúde), ou 8,6% do total nacional.

 

Feaagri

Como está agendada para setembro, a 10ª Feaagri Missões segue confirmada. Segundo a organização, a definição se dá tendo em vista as projeções do Ministério da Saúde, que a partir de julho a situação de controle do Coronavírus – Covid-19 já esteja controlada. Uma medida acertada, pois se, infelizmente, o cenário ainda estiver complicado, o cancelamento pode ser feito nos próximos meses.

 

Arrependimento na janela

Em termos de janela eleitoral, algumas definições já foram anunciadas e outras estão por serem confirmadas. Mas, restando ainda 13 dias para o fechamento da janela, já tem sinais nítidos de alguns que efetuaram troca de partido e já estão arrependidos. É o resultado da falta de uma reflexão mais aprofundada sobre estratégia.

 

Recuperação da ERS-168

Finalmente foi retomada a obra de recuperação do trecho entre Bossoroca e Santiago da ERS-168. Não dava mais para aguentar a situação. Os prejuízos provocados pela precariedade da rodovia são imensos. E não apenas os prejuízos econômicos, mas também o isolamento de algumas famílias e amigos, que deixaram de conviver diretamente por conta da impossibilidade de trafegar naquele trecho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here