A Escola da Lagoa

0
324

No Bairro Missões situa-se a Escola Municipal de Educação Infantil Dr.Orlando Sparta de Souza, que hoje é dirigida pela Professora Loni Paulus. Popularmente, no entanto, todo mundo fala na “Escola da Lagoa”. Perguntei a muitos e ninguém soube me dizer o nome do homenageado, que é o médico carioca, então Tenente do Exército, aqui casou com a Dona Lia Fett, se aposentou, se elegeu vereador, presidiu a Câmara Municipal e terminou seu ciclo terreno. Por que Escola da Lagoa? A ex-Diretora Noeli Spier que, durante 12 anos esteve no cargo, nos conta o por quê:

– Antigamente não havia residências naquele local, tudo campo e tinha muitas vertentes formando uma “lagoa”, como o povo dizia. Mais tarde, o local foi aterrado, construída e inaugurada a escola em 1978. A nascente hoje deságua mais abaixo, forma uma sanga, passa pelo Bairro Santa Bárbara, deságua no rio Santa Bárbara e este no rio Ijuí. Nesse sentido é que a escola tem um papel importantíssimo na preservação dessa nascente e seus arredores. Em razão da preocupação de todos os professores e alunos na preservação do meio ambiente, a Escola Municipal Orlando Sparta de Souza recebeu o prêmio Instituto Borboleta Azul, juntamente com importantes empresas do Estado há dez anos. O prêmio é equivalente ao Oscar Ambiental e recebemos no Teatro São Pedro, em Porto Alegre, das mãos do Sérgio e do Mauro, filhos do Dr.Sparta. Aliás, os filhos do homenageado sempre estiveram presentes na escola, inclusive com a doação de livros para a biblioteca.

O amigo e colega Paulo Joel Bender Leal, sempre atento ao significado do Meio Ambiente, não esconde sua admiração pela Escola da Lagoa, como nos diz assim:

– A Escola Municipal Dr.Sparta é a única escola que conheço efetivamente comprometida com ações concretas em defesa do Meio Ambiente. Sob a direção da Professora Noeli Spier, de excelente gestão, a Escola ganhou prêmio que é o Oscar Ambiental.

Para o jornalista João Baptista Santos da Silva, trata-se mesmo de uma escola municipal exemplar. E acrescenta, com razão:

– O Dr.Sparta e a Dona Lia certamente estão orgulhosos da escola municipal do Bairro Missões.

A ex-Diretora, Professora Ivoneci Silveira, traz também seu comentário:

– É uma escola que nasceu com um astral muito bom, pois o público tanto de educadores quanto de alunos e pais sempre foram excelentes, participativos. Encontro muitos alunos, como a querida Luciani Castro, que, aliás, desde pequena, inteligentíssima, com vários prêmios conquistados na cidade, e outros colegas também com essa potencialidade. É a escola do meu coração que me fez encontrar muitos filhos e filhas de alma.

Minha homenagem à “Escola da Lagoa”, ou melhor, Escola Municipal de Ensino Infantil Dr.Orlando Sparta de Souza, um carioca que nunca perdeu o sotaque típico de lá.

 

A LIÇÃO DE CHICO XAVIER
“A vida nem sempre segue
a nossa vontade, mas ela
é perfeita naquilo
que tem que ser”.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here