Conhece-te a ti mesmo

0
143

Com a devida licença da talentosa Cláudia Laitano, repito aqui o título da última coluna dela. Muito apropriadamente, sintetiza a colunista, à certa altura:
– Para Sócrates, que recolheu a frase do pórtico do oráculo de Delfos há mais de dois mil anos, o autoconhecimento era o primeiro passo não apenas para a sabedoria, mas para uma vida bem vivida.
A Filosofia Espírita dá máxima importância ao autoconhecimento, advertência milenar dos sábios de outrora e que jamais ficará desatualizada. Na época da codificação de Kardec foi perguntado ao mentor espiritual qual o meio prático mais eficaz que tem o homem de se melhorar nesta vida e de resistir à atração do mal. A resposta do mentor foi curta e completa:
– Um sábio da antiguidade vo-lo disse: “Conhece-te a ti mesmo”.
Sem dúvida, é a partir da autoanálise que nós vamos reconhecer algumas possíveis virtudes e, principalmente, as muitas falhas que carregamos há muito tempo, desde vidas passadas. Ai está, seguramente, o início do nosso crescimento interior. Aí está efetiva religação com o Plano Maior da Vida. Tá faltando muito autoconhecimento neste planeta tão abalado pela violência, pelo ódio, como é o triste exemplo do que estão vivendo os moradores de Aleppo.
Leitora ainda inconformada com a inevitável desencarnação da mãe, comenta a coluna passada:
– Tá difícil a saudade, tento não chorar, para que ela possa descansar. Para que ela possa seguir o caminho da Luz. Mas, há dias em que a dor fala mais alto. Vou tentar ir mais no centro espírita, ando negligente não indo.
A intolerância religiosa continua bem viva por aí, infelizmente. Como nos conta leitor pelo correio eletrônico:
– Certo dia desses encontrei na rua um antigo amigo, que é evangélico. Ele sabendo que eu sou espírita, veio me falar algumas coisas. Tentou me convencer de tudo quanto é jeito a ir na igreja dele, onde ele vai. Falou para eu não ir mais na casa espírita porque não é de Deus, como na igreja dele. Que falar com espíritos é coisa do diabo. E que eu não iria ser salvo, iria para o inferno. Eu sou amigo dele e não fiquei magoado porque ele não conhece a Doutrina Espírita.
Num caso assim, o silêncio é mesmo a melhor resposta. Quem não sabe nada de Química, não pode opinar sobre Química…
 
A FRASE DO CHICO XAVIER: “Deus nos concede a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta”.