Deu no Estadão

0
104

Em décadas passadas, mensagens psicografadas pelo médium Chico Xavier tiveram peso decisivo na absolvição de réus no Tribunal do Júri, em Goiás e no Mato Grosso. As vítimas dos homicídios inocentaram os réus, dando a versão exata das causas determinantes dos eventos. Agora, acusado de matar bicheiro se valeu de depoimento da vítima psicografado pelo médium Carlos Baccelli, na Comarca de Uberaba (MG), e resultou absolvido com apoio na tese de legítima defesa própria, sem discordância do Ministério Público. A notícia é do jornal O Estado de São Paulo, edição de 21 de março de 2014, como me passou o magistrado André Luís Medeiros Jung.

O médium Carlos Bacceli, dentista em Uberaba, amigo do Chico Xavier, é médium de reconhecida idoneidade. Ao lado do Chico, o Baccelli psicografou e publicou dois ou três livros em parceria com ele e dele recebeu mensagens pós-morte. Uma delas, como exemplo, exalta o valor da paciência, tão difícil de ser praticada por 99% dos habitantes do plano físico. Assim ditou o Chico para o companheiro de muitas tarefas mediúnicas:

– Não há problema que não possa ser solucionado pela paciência. A paciência desarticula os mecanismos do mal… Aquele que não se altera diante da prova, não reagindo às provocações, ignora o mal… A impaciência é a reação que quem nos provoca está esperando. A melhor maneira de frustrar o mal é colocar em prática as sugestões do bem. Não me considero um homem de paciência, mas, se acaso não tivesse aprendido com os Bons Espíritos algo de valor dessa virtude, eu teria criado sérios embaraços para a minha própria vida… Os obstáculos no exercício da mediunidade sempre me foram um desafio constante. Não me lembro de um só dia que tivesse atravessado sem problemas.

Do outro lado da vida, a vítima do homicídio, através do lápis do Baccelli, reconheceu ter dado motivo para o crime ao agir com ódio e ignorância quando viu a ex-companheira junto do réu. Assinalou o espírito:

– Eu estava dominado pelo ciúme e completamente à mercê do meu próprio despreparo espiritual.

Para a viúva, palavras de ânimo:

– Você tem uma vida inteira pela frente e muito o que fazer para criar e educar os nossos filhos.

Ciúme, impaciência e ignorância espiritual têm causado muitas tragédias pelo mundo afora, muito embaraço em repartições policiais, processos penais e longos recolhimentos aos cárceres. Se arrependimento matasse… é o lamento tardio de homens e mulheres que vivenciaram tão amargas experiências.

A FRASE DO CHICO XAVIER – destacada por Jacque Pacussich – A ironia pode ser engraçada para quem a faz, mas pode magoar tanto que sua graça converte-se em mágoa profunda em quem a recebe.