Tristeza inexplicável

0
130

Outro dia amigo postou no Facebook que estava invadido por tristeza inexplicável. Inexplicável mesmo, pois quem o conhece de perto sabe que goza de boa saúde e dinheiro pra acalmar os nervos também não lhe falta. É a mesma “tristeza inexplicável” de que me fala a leitora Patrícia, residente nesta cidade. Pelo correio eletrônico, Patrícia, que era muito apegada ao avô, faz o seu relato:

– Às vezes estou em casa com os filhos, tranquila, feliz da vida e de repente me dá uma tristeza inexplicável. Então a primeira pessoa que me vem na cabeça é a do meu avô, desencarnado há um ano, com 85 anos de idade. Ele era aposentado da Prefeitura de Santo Ângelo. Penso nele e faço uma oração, mas fico o dia todo angustiada. Sei que ele está bem na vida espiritual, mas parece que ele quer me pedir alguma coisa. Nos sonhos, ele aparece sereno e com a aparência remoçada.

Em muitos casos, talvez nos ambos acima mencionados, a tristeza provém da aproximação de um espírito familiar. Este desconhece que está perturbando o parente, porque saiu da terra sem nenhum conhecimento sobre a continuação da vida e sente necessidade de dizer alguma coisa. Daí a aproximação, a intromissão indébita que traz angústia ao ser encarnado, que precisa buscar ajuda imediata numa casa espírita. Uma boa receita para o triste é que ele se entrose em serviço voluntário da própria casa espírita em que ele comparecer ou em qualquer entidade filantrópica.

O médium Chico Xavier conta que sempre que o Espírito Emmanuel o via com alguma ponta de tristeza, o chamava logo para o trabalho, que é um santo remédio para acabar com a tristeza de qualquer um:

– Chico, está lhe sobrando tempo: vamos trabalhar…

Por fim, vale destacar palavras do Espírito Jacques de Molay, reverenciado por jovens DeMolays santo-angelenses, palavras publicadas na Revista Espírita de Paris, em abril de 1864, repassadas pelo irmão de fé Arno Luiz Lerino:

– O Espiritismo fez progressos, mas no dia em que tiver dado a mão a franco-maçonaria, todas as dificuldades estarão vencidas, todo obstáculo retirado, a verdade estará esclarecida e o maior progresso moral será realizado e terá transposto os primeiros degraus do trono, onde em breve deverá reinar.

A FRASE DO CHICO XAVIER – Agradeço todas as dificuldades que enfrentei; não fosse por elas, eu não teria saído do lugar. As facilidades nos impedem de caminhar. Mesmo as críticas, nos auxiliam muito.