Um animal tem sentimento?

0
200

Em resposta a essa pergunta do meu amigo César Augusto Rigo choveram comentários afirmativos, muitos deles destacando que os pets (palavra inglesa para animais de estimação) têm melhores sentimentos do que muitos humanos. São Francisco de Assis devotava carinho especial aos animais. O Espírito Ramatís, psicografado pelo médium Hercílio Maes, ensina que os animais são nossos irmãos menores. Quando o corpo de um chefe de governo francês (François Mauriac) seguia para sepultamento, o cachorro da casa acompanhava a despedida de seu velho dono para o cemitério Père Lachaise. A televisão mostrou a comovente cena para todo o mundo.

Os cães também vivem no Mundo Espiritual? Sim, como nos conta o Espírito André Luiz, psicografado pelo médium Chico Xavier, no livro “Nosso Lar”. Aliás, o filme de mesmo nome mostra um cão caminhando ao lado de seus antigos donos. O médium mineiro adorava seus cães e certamente com eles se reencontrou quando voltou para o outro lado da vida. Mas, entre os muitos depoimentos sobre cães e gatos (Sandra Regina Zancan abriga 17 cachorros em sua casa na Rua Carlos Gomes; Isabel Queiroz é defensora intransigente dos pets, como também Marjorie Bier Corrêa, Valter Portalete e muitos outros), como Luciani Machado Castro. Gostei muito do relato que me enviou a Luciani e repasso para os leitores da coluna:

Eu tenho e tive muitos cães e gatos. Um fato, porém, que ocorreu com um dos cães que recolhi da rua e viveu alguns anos comigo, o chamado Véio, foi a grande confiança e amor da minha experiência. O cachorro ficou doente com o passar do tempo e nos últimos meses tomava remédio para o coração e controle de pressão. Comia somente na minha mão, mas num determinado dia, não quis nada e fui trabalhar preocupada, mas ao meio-dia voltei pra casa decidida a levar o Véio para internação na clínica veterinária. O quadro tinha se agravado e o cão estava com muita tosse e verifiquei que também estava com dificuldade pra respirar…O que fiz? Chamei o cão num canto da casa e comecei a conversar com ele, francamente. Decidi liberá-lo deste mundo terreno e do sofrimento que estava passando. Ele me entendeu e aos poucos foi se apagando, procurei ser forte naquele momento para que o Véio partisse em paz…nunca me senti tão respeitada e grata por um animal ter tanta confiança em mim…chorei muito depois, mas sei que ele esperou que eu voltasse para casa e se despedir de mim. Eu deixei meu cachorro ir em paz…muito triste o meu relato, mas é a pura demonstração de amor e confiança de um animal por seu dono…por isso, mesmo que doa muito em mim, sempre deixo os pets irem, quando chega a hora…luto até último minuto, mas sempre lembro que amor verdadeiro realmente liberta os envolvidos.

A FRASE DE TORRES PASTORINO: O pior dos defeitos é a ingratidão, que apedreja hoje quem nos beneficiou ontem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here