Uma injeção de otimismo

0
120

Para quem anda mergulhado na tristeza convém lembrar que tristeza faz mal para a saúde física. De outro lado, alegria só faz bem, pois nos encaminha para a felicidade possível no cenário terreno. Está sendo repassada na internet mensagem do espírito de um preto velho conhecido como Pai João de Aruanda. Pretos velhos são espíritos que viveram como escravos nas senzalas, amargando experiências difíceis e desumanas, sob o jugo impiedoso de senhores arbitrários. Apesar de todo o sofrimento, Pai João de Aruanda transmite otimismo para todos nós, em palavras repletas de simplicidade e de bom senso:

– Meu filho, por que se entregar à tristeza? Melancolia e depressão não levam a lugar algum, a não ser à cama ou ao hospital. Aprenda a se ocupar com coisas boas, a perceber o lado bom de tudo. Gente deprimida e triste não produz qualidade. É preciso dar mais valor a você mesmo. A vida pede maior qualidade. Entenda que você é responsável por tudo o que está acontecendo com você mesmo. Você só está assim porque você permite. Sabe o que lhe faltou, meu filho? Faltou senso de limite. Limites para você e limites para os outros. Você perdeu o controle da situação e agora lamenta. Isso não adianta. Atitudes derrotistas não resolvem, apenas aprofundam os problemas.

Muitos caídos na melancolia culpam este ou aquele pelo quadro em que vivem, mas o preto velho dá a explicação correta:

– É preciso primeiro conscientizar-se de que ninguém é responsável pela sua infelicidade, a não ser você mesmo. Mas, em compensação, somente você é capaz de reverter a situação. Ficar em casa, preso em lamentações, desejando a morte não fará você feliz, não trará sol para a sua vida. Levante-se, ouse, modifique a situação. Arrume-se, vista-se com maior carinho, aprenda a se perfumar com o sorriso e saia pelo mundo cantando e dançando para a vida. Abra um sorriso largo em seu rosto. Conheça e faça novos amigos. No mundo, meu filho, há bilhões de pessoas. Por que se prender a um círculo reduzido de gente deprimida? Saia para a vida e para viver.

Pai João de Aruanda encerra suas palavras endereçadas aos tristes,depressivos, com veemente apelo que, por certo, repercutirá em muitos corações amargurados:

– Conquiste seu espaço, sua felicidade e seu mundo. Depressão é para quem não quer fazer nada. Quem trabalha pela própria felicidade e pela conquista da vida não encontra tempo para se lamentar.

A FRASE DO CHICO XAVIER, postada no Facebook por Rose Lemos dos Santos: “E guardemos a certeza pelas próprias dificuldades já superadas que não há mal que dure para sempre.”