Colunismo Social

0
138

Quando cheguei à cidade era colunista social, João Lamarque de Almeida.
Locutor da rádio Santo Ângelo,‘assobiava e chupava cana’.
Na ZYF-6 apresentava notícias sociais ampliadas na sua ‘Revista Kar’, redigida num quarto do Hotel Brasil, na Rua Marechal Floriano, onde morava.
Jota Lamarque foi o primeiro ‘multimídia’ com quem privei.
Em 1965, na mexida que o gerente Alcebíades de Oliveira promoveu, Valdir Andres e eu sugerimos um segmento para notas sociais.

Colunismo Social II
Redação seria nossa, frequentadores dos clubes e promotores de Miss Brotinho e Miss Santo Ângelo.
Precisávamos de uma voz feminina para apresentá-lo. Entregamos à Valdecy Burtet, companheira nos eventos. O ‘Chá das Cinco’ era apresentado aos sábados.
Por anos, às 17h, apresentou entrevistas, noticiou festas, namoros e casamentos. De início nervosa acabou dominando o microfone. Em 1967 o assumiu integralmente, como repórter-redatora-apresentadora.

ColunismoSocial III
Generosa amiga, no período em que convivemos na promoção de Miss Santo Ângelo, Miss Brotinho e do ‘Chá das Cinco’, deixou lembranças. Em 1970 casou com Carlinhos Bernardes. Fomos desejar felicidades ao casal, no Clube 28 de Maio.
Durante anos fiquei sem contato com ‘Valda’.
Reencontramo-nos em Porto Alegre, num jantar da Associação dos Santo-angelenses, já viúva.

Santo-angelenses
Santo-angelenses natos ou ‘adotados’, residentes em outros municípios gaúchos e fora do RS, se reencontram dia 20 de abril, às 20h, no clube Gaúcho, num jantar dançante.
Ideia do site ‘Santo Ângelo Viva Gente’ e do grupo musical ‘Os Fugitivos’, ganhou corpo nas últimas semanas, sendo oficializado pela diretoria da Associação dos Santo-angelenses em Porto Alegre e apoiada pelo Gaúcho.
“Já estamos com mala pronta e repertório afinadinho para aportar em nossa querida Capital Missioneira, com Anibaldo, Ildo, Luiz, Zeca e Daniel Torres.” – avisa Beto Ghisleni, de ‘Os Fugitivos’.
Acrescentou ter mantido contato com José Daniel Amarante, para que ‘Os Legais’, outro grupo de grande sucesso na cidade e região, participe.

REFIS
Vereador Arlindo Diel apresentou sugestão a que o prazo para do novo programa de recuperação fiscal – Refis – seja de 4 meses.
Lembrou que em âmbitos federal e estadual, é de seis meses.
Proposição, enviada ao Executivo, foi aprovada por unanimidade.

CPI
Acho que esta CPI instalada pela Câmara dos Deputados serve mais para jogo de cena e tentar desviar atenção do que acontece na Operação Lava Jato. Dos 27 deputados da Comissão, 15 receberam doações das empresas envolvidas.
Alguém acredita que investigarão as empresas que patrocinaram suas campanhas? Desses 15, PT, PMDB e PSDB têm dois envolvidos cada. Igualmente foram beneficiados deputados do PTB, PP, PRB, DEM, PR, PSD e PDT.

CPI II
Luiz Sergio, (PT), relator da CPI foi o maior beneficiado com as doações, segundo Edio Lopes, (PMDB) e terceiro o presidente da Comissão, Hugo Motta (PMDB). Oposicionistas também foram contemplados, como Antônio Imbassahy (PSDB), Júlio Delgado (PSB), Paulinho da Força (SD) e Onyx Lorenzoni (DEM).
Presidente Hugo Motta venceu queda-de-braço com relator Luiz Sergio. Investigação será apenas do período de 2005 a 2015, ficando fora os governos de FHC.Em dezembro, CPI presidida pelo petista Marco Maia, pediu indiciamento de 52 pessoas, sem incluir políticos.

CPI III
Rumos da CPI dependem da lista do procurador Rodrigo Janot, que avisou: “quem tiver que pagar vai pagar”. Escrevo na noite de terça, 3, portanto desconheço nomes. Da lista inicial de Paulo Roberto Costa constam 28 políticos, inclusive presidentes da Câmara, Eduardo Cunha e do Senado, Renan Calheiros.
Lista final contém 54 nomes a serem investigados. Sabe-se, Janot solicitará ao ministro Teori Zavascki que derrube o sigilo das investigações. Presidente do PT, Rui Falcão aposta que citação na lista de Janot não é suficiente para punição.

Delicado
Respeitando quem pensa diferente, considero momento politico-institucional delicado, depois da manifestação de Lula da Silva, mandando João Carlos Stédile do MST entrar em guerra contra os opositores do governo e que ninguém o fará baixar a cabeça.
Irritou ao Clube Militar que publicou nota: “É inadmissível um ex-presidente da República pregar, abertamente, a cizânia”, aduzindo que o Brasil só tem um “exército, o de Caxias”. Nota acusa Lula da Silva de “agitador” e de incitar a discórdia.

Dependência
Protesto dos caminhoneiros, que resultou em feridos, presos e bombas jogadas pela PRF e Força Nacional contra a população – em Camaquã –, escancarou: o que seria do Brasil sem eles? Em um país pobre de infraestrutura, dependência dos transportadores é visível. Com problemas noutros meios, principalmente ferroviário, é necessário olhar seriamente aos pleitos, sem politicalha.
Pressionada, presidente sancionou a Lei dos Caminhoneiros. Mas, somente vigora em 45 dias.

Desoneração
Ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse que desoneração da folha não protegeu nem criou empregos. Dilma classificou declaração de ‘infeliz’!
Já devolução da MP que geraria R$ 5,3 bilhões neste ano, pelo presidente do Senado Renan Calheiros, estremeceu relações com o Executivo. MP reduziria beneficio fiscal de desoneração da folha, sendo considerada por Calheiros como inconstitucional. Impasse demonstra as dificuldades a serem enfrentadas pelo Planalto para executar o Ajuste Fiscal.

Diversas
Deputado Eduardo Loureiro representou o PDT na reunião de lideres de bancadas com o governador Jose Ivo Sartori. Vários assuntos em pauta especialmente finanças públicas. Loureiro também articula visita do ministro de Aviação Eliseu Padilha, para debater investimentos em aeroportos da região Noroeste.
*****Senador Lasier Martins assinou requerimento para criação da CPI do BNDES. Investigará empréstimos desde 2006.
*****Contas de luz sofreram revisão extraordinária. Aumentos represados, agora em marcha-livre para tapar rombos, tiram o sono do consumidor.
*****Dilma fala amanhã em rede nacional de rádio-TV. Vai defender atuais e próximas medidas governamentais. Aguardemos.
*****Saída honrosa a Petrobras: promover aumento de capital