Enquanto a campanha eleitoral nos Estados Unidos avança

0
115

 MST cobrando ‘pedágio’ de motoristas na BR-386. Alegam que não recebem recursos do Governo. Trata-se de extorsão que deve ser punida***TSE informando: 51,9% do eleitorado são de mulheres; 47,9% de homens e 0, 0955 % não informaram. Estão aptos 138 milhões e 500 mil eleitores. São 5.568 candidatos a prefeito e 57.428 vereador ***Em 2012 já são 18 explosões de caixas eletrônicos no RS, boa parte no interior. Principal motivo, falta de policiamento, apesar de cidades de porte médio também serem alvos. Há descuidos nas dependências bancárias. Em um assalto ladrões entraram pela janela do banheiro***97% das cidades gaúchas não possuem projetos de prevenção e repressão do uso de álcool por menores. Levantamento é do TCE, em 459 municípios***Ministra do STF, gaúcha Rosa Weber destacando-se no julgamento dos envolvidos no Mensalão. Rigorosa nos desvios de dinheiro público, contudo não condena sem provas***Circulava por uma das ruas do centro de Porto Alegre, alguns anos atrás, quando me informaram: – Morreu Isac Feijó, de repente. O trecho é de artigo escrito em 2008 – ‘Personagem Inesquecível’ –, nos 25 anos do JM que dois anos depois inseri no meu livro, Crônica do Tempo. Completaram-se 20 anos sem o professor, jornalista, boêmio, cantor bissexto, pai de família, amigo nobre, dono de excelente texto. Seres como Isac cumprem sua missão terrena, deixando marcas.

Rádio, 90 anos – No Sete de setembro comemorou-se 90 anos da primeira transmissão radiofônica no Brasil. Nas festas do Centenário da Independência, o presidente Epitácio Pessoa inaugurou o sistema, mas a primeira emissora seria instalada em 1923.

Hoje é um veiculo democrático, fiel, presente, companheiro de todas as horas. Um prestador de serviços.

Muito se temeu por sua existência. Nos anos 1950, com o advento da televisão, pensava-se que seria preterido. Acabou sendo a escada para a TV.

Para ela migraram profissionais de redação, apresentação de programas, técnicos de som e, especialmente o cast de radio-teatro, de audiência maciça.

No RS, Farroupilha e Gaúcha são pioneiras. Ambas acabaram sob a direção do empreendedor homem de rádio, formado nos alto-falantes da Sonora Guarany, em Passo Fundo, Mauricio Sirotsky Sobrinho.

Outro pioneiro, Arnaldo Balve, fundou as Emissoras Reunidas, que implantou uma rede de rádio no interior, ente elas a Santo Ângelo, em 15 de agosto de 1947, onde iniciei em 1964.

Dos grandes nomes do rádio nacional, destaco o genial Helio Ribeiro. Conheci o ‘papa’ no final dos anos 1970, em São Paulo, quando apresentava seu revolucionário programa na Rádio Capital, na Avenida 9 de julho, após anos na Bandeirantes.

Intelectual, pautado no que chamava de poder da mensagem, criou as versões livres do inglês ao português, enquanto rodava em BG, sucessos musicais internacionais.
Quando nos despedimos, me entregou um pôster da Santa Ceia que havia enviado a anunciantes e autoridades, no início daquele ano. Cada membro do quadro, exceto Jesus, tinha o rosto de um líder mundial.

Metaforicamente, se sentavam à mesa do Mestre dialogando sobre a paz entre os homens!

Saúde pública – Enquanto se ouve lamentos pertinentes sobre a falta de leitos e hospitais especializados no interior do RS, Hospital Santo Ângelo vai vencendo suas dificuldades.
Dias passados foi formada parceria entre Poder Público e sua direção.
Serão destinados R$ 1.000.000,00 à reforma do Centro Cirúrgico. Desse montante parte é do Estado e outra recursos próprios.
As salas de recuperação serão quase duplicadas.
Dinheiro do Estado é de emenda orçamentária do ex-deputado Adroaldo Loureiro.
Ordem de Serviço do prefeito Eduardo Loureiro, garante a obra e também construção da Academia de Saúde, onde se localizava o Estádio Assis Brasil Ramos Escobar, do Tamoio.
Acrescidos à inauguração do hospital da UNIMED, com 21 leitos inicialmente, representam avanços no setor.

Exemplar – Antes do jogo Brasil e África do Sul voltei a me emocionar com o maestro João Carlos Martins regendo a Filarmônica Sinfônica Bachiana, nos hinos nacionais
Sua história, de constante superação, faz dele um ser humano singular. Exemplo a quem pensa não haver amanhã!

Solidariedade – Um repto. Desses gostosos, inteligentes, proativos, de resultados práticos.
Trata-se do desafio proposto pelo professor da UFSC, Rudimar da Rocha aos alunos do curso de Especialização em Gestão de Marketing, do IESA. Teriam que arrecadar 200 quilos de alimentos.
Alunos toparam, indo a campo. Não retornaram com apenas 200, mas 900 quilos de alimentos e outros artigos, destinados à filantropia.
Foram beneficiados com a atividade o Rotary Clube Centro-Norte; Lar do Menino; Grupo Espírita Seara do Mestre e uma escola de Giruá.

Soube dessa vitoriosa ação – de solidariedade do santo-angelense, conjugando esforços com os universitários – por uma postagem na rede do sobrinho e jornalista, Luiz Fernando.

De previsões, Obama e guerra nuclear – Enquanto ouvia notícia da próxima eleição norte-americana, entre Barack Obama e Mitt Romney, lembrei o que havia lido em O Código da Bíblia III – Para Salvar o Mundo, do ex-repórter do Washington Post e Wall Street Journal, Michael Drosnin, editado no Brasil pela Cultrix.
O livro, presente do filho Giancarlo, detalha descoberta por computador de trechos bíblicos sobre catástrofe mundial, que poderia ser evitada pelo atual presidente.
Sendo o Livro Sagrado lido profusamente por fiéis e estudiosos, por que ninguém chegou à mesma conclusão?
Drosnin escreve que o código tinha uma fechadura de tempo e somente poderia ser desvendado por computador. “A Bíblia é um programa de computador” – revelou a ele o matemático Eliyahu Rips, seu decodificador.

Nela estão os assassinatos de John e Robert Kennedy, Yitzhak Rabin e o ataque às Torres Gêmeas. Em 2008, Rips antecipou a vitória de Obama em carta enviada à Oprah Winfrey, vaticinando, igualmente, suas consequências: poderia ser assassinado, mas estaria ao seu alcance prevenir ataque nuclear terrorista.
Aproximando-se o fim do mandato, esse ataque com artefatos atômicos, se realizará?
Como sua reeleição e uma guerra apocalíptica são consideradas certas por Rips, esses episódios seriam transferidos para seu segundo mandato?
Há um alento no livro, escrito em 2010: previsões apontavam Sarah Palin, não Mitt Romney concorrendo com Obama!
Isso invalidaria às assustadoras revelações? Aguardemos!

Reflexão de fim de semana – “Não sei com que armas será travada a Terceira Guerra Mundial; na Quarta, porém, se usarão paus e pedras” (Albert Einstein)