Hediondo

0
132

Cruel e longamente planejado, assassinato do menino Bernardo Boldrini resulta de erros, equívocos, omissões, de pessoas e instituições, facilitando a ação fria e calculada dos envolvidos diretos, o pai, a madrasta e a assistente.

Parece, Bernardo não foi atendido diligentemente pelos organismos aos quais pediu socorro.

Todos sabiam do seu estado de abandono e maus tratos.

Poderiam ter evitado o crime hediondo!

Quem salvará nossas crianças?

 

Nardes

Santo-angelense João Augusto Nardes, presidente do Tribunal de Contas da União, enfrentou a ensandecida tropa de choque do governo e com seus companheiros do TCU barraram manobras de ingerência no órgão.

Nardes rechaçou articulações canhestras para indicação ao Tribunal do senador Gim Argello, considerado como um ‘prontuário policial ambulante’.

 

Nardes II

Para Nardes, TCU não poderia ter como juiz um condenado e, caso o ultraje se consumasse, não daria posse.

Cumpriu a legislação, pois Argello não tem conduta ilibada.

Atitude dele e dos demais juízes faz com que tenhamos esperanças de não sermos engolidos pelo lamaçal putrefato que infesta o país.

 

Eleições

Começa definição dos candidatos ao governo e legislativo.

Ao governo, até aqui, Ana Amélia, Vieira da Cunha, Ivo Sartori e Tarso Genro.

Há quem aposte na polarização entre Ana Amélia e Tarso, mas não se pode esquecer a força político-partidária de Vieira e Sartori.

Comenta-se, poderá haver composições.

É o panorama que antecede a um pleito, suas incógnitas, seus alinhavos.

 

Eleições II

À Assembleia e Câmara Federal o eleitorado, parece, privilegiará aos candidatos locais e regionais.

Dispersão de votos, comprometimento com candidaturas distantes do município, aparentemente, nunca mais.

São certas as candidaturas do ex-prefeito Eduardo Debacco Loureiro e Cajar Nardes. Há cogitações em torno de Mário Nascimento. Demais partidos prometem concorrer com nomes locais ou afinados com Santo Ângelo.

 

Eleições III

Faz tempo que o município não elege representantes à Assembleia ou Câmara.

Em 2002, Adroaldo Loureiro e Valdir Andres foram reeleitos à estadual e João Augusto Nardes e Pastor Reinaldo, respectivamente, reeleito e eleito à federal.

Depois, Mário Nascimento tentou a federal e estadual, Reus Nardes a federal e Andres não conseguiu retornar à Assembleia.

Loureiro foi o único representante do município na Assembleia Legislativa, até sua indicação ao TCE.

 

Macondo

Jornalista e escritora Cíntia Moscovich definiu o falecido Gabriel García Márquez como ‘preciso e delicado’.

Justo conceito ao excepcional escritor.

Das suas obras, sempre mantive ao alcance das mãos ‘Cem Anos de Solidão’, de 1967, com que ‘Gabo’ ganhou o prêmio Nobel de Literatura.

Mas não é minha preferida somente por isso.

 

Macondo II

Trata-se da saga fascinante de personagens delirantes, desejos e paixões; mistura de fantasia, realidade, passado, presente e futuro, no mágico universo de ‘Macondo’, descrito com insuperável talento poético.

Na página final do livro, Aureliano Babilônia, o último Buendía, percebe – enquanto ‘Macondo’, a cidade das miragens, é varrida da memória dos homens depois de fantásticos 4 anos, 11 meses e 2 dias de chuvas e ventos – que ‘as estirpes condenadas a cem anos de solidão não tinham uma segunda oportunidade na terra’.

 

Sinais

A ‘Lua de Sangue’ do recente eclipse é vista de várias maneiras. Aos astrônomos é acontecimento natural; aos astrólogos, estava carregada de presságios.

Quem a trata à luz da Bíblia socorre-se de Lucas, 21.25: “Haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas; e na terra angústia das nações em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas”.

Nesse caso estaria anunciando o fim dos tempos.

Muitos imaginam estar antecipando a segunda vinda de Jesus Cristo.

Eclipses serão visíveis até 2017.

 

Comtur

Eventos iniciados no final do ano pareciam apontar a um momento auspicioso no turismo santo-angelense.

Surpreendentemente, presidente do Comtur, Romaldo dos Santos, convocou reunião para discutir o descaso da administração municipal com o Conselho.

Pergunta-se: eventos não contaram com o apoio e a participação do Comtur? Conselheiros estariam desprestigiados?

 

Comtur II

Outro perrengue é o Memorial Coluna Prestes.

Associação dos Ferroviários reivindica o local ou outro para sediar entidade.

Mas, não é só.

Sindicato da Hotelaria e Gastronomia estaria saindo da organização do Festival Cidade das Tortas.

Impressão era de que esse pacote de eventos estaria proporcionando maior visibilidade ao município e benefícios econômico-financeiros ao comércio, produtos e serviços.

 

Petrobras

“A Petrobras é maior do que qualquer um de nós. Ela tem o tamanho do Brasil” – disse, dias atrás, a presidente Dilma, diante das acusações da compra malsucedida da sucata de Pasadena.

Petrobras marca a entrada do Brasil na atividade no rastro de campanhas como ‘O Petróleo é Nosso’, no governo Getúlio Vargas, seu criador.

 

Petrobras II

Ninguém está contra a empresa, mas contra a corrupção no entorno. Ela esqueceu-se de dizer que quem está tentando derrubar a empresa é gente do seu intestino.

Ela, como integrante do Conselho, assinou a compra da refinaria que valia 42 milhões de dólares, anos antes de virar acervo da Petrobras, pela quantia obscena de 1 bilhão e 300 milhões de dólares.

 

Petrobras III

Deveria reunir sua base aliada, facilitar instalação de uma CPI exclusiva, ir fundo no caso, cheio de contradições, entre anteriores e atuais dirigentes, como Graça Foster, que o considerou ‘péssimo’ negócio.

Principalmente, conforme disse, deveria “combater o malfeito, a ação criminosa, corrupção ou ilícito de qualquer espécie”.

 

Diversas

Promessa era de energia elétrica mais barata. ANEEL decretou aumentos em vários estados. No RS foi de 28,8%, índice bem acima da inflação. Também se anunciou oferta ampliada. Agora se noticiam apagões.

*****Previsões na economia nada boas. Copa do Mundo, juros altos, eleições levam empresas à projeção sombria para 2014.

*****Reações à construção de superporto, com dinheiro brasileiro, no Uruguai. Será concorrente ao de Rio Grande