Pedro Belmonte

0
116

 Francisco – Não sei os seguintes (escrevo no meio da semana), mas o primeiro dia de Francisco no Brasil e a passagem por Aparecida foram de humildade, amor, consciência dos problemas do mundo e seu papel nesse contexto. A troca de abraços com os fieis na Basílica, comoveu.
Permanecendo no País até amanhã, participando da Jornada Mundial da Juventude, desfilou em veículo popular, janelas abertas; no Papamóvel, trocou cumprimentos com populares, beijou crianças, confirmando ser homem simples, amoroso, modesto, um pastor usando no peito a cruz de prata, em vez de ouro e peças de roupas jesuíticas, sob as vestimentas papais.
“Não tenho ouro nem prata, mas trago o que de mais precioso me foi dado: Jesus cristo” – disse no seu rápido pronunciamento ao chegar –, depois de Dilma dar as boas-vindas e, inoportunamente, autopromover os governos petistas.
Ele desfilou sua humildade franciscana entre Rio e São Paulo, com a missão de consolidar a fé.
Papa Francisco, igualmente, deseja ver a juventude desempenhando seu papel, avisando para tanto, que deve ser compreendida, educada e amparada!

Ordem – Acontecimentos, dias passados, em Porto Alegre, no Rio e noutras partes do País ainda repercutem deixando questões.
Aonde pretendem levar o Brasil?
Assunto de interesse nacional, vem sendo tratado cuidadosamente, sem descartar nenhuma possibilidade.
A instituição democracia vem sendo testada.
Falta algo à nacionalidade. Diferenças vêm sendo demonstradas desde o inicio dos protestos, das invasões de próprios governamentais e no deboche aos ocupantes de cargos públicos.
Na invasão a Câmara de vereadores da Capital, além do que se viu, o escracho fez parte do cotidiano dos invasores. Fotos postadas na rede pelos jornalistas Rogerio Mendelski e Giovani Grizotti, com grupo de invasores despidos, mostrando a genitália, comprovam o desrespeito à instituição e o nível dos invasores.
Não se trata de falso moralismo, nem lembrar a afronta à família ou à sociedade, a exibição dos corpos desnudos e rostos cobertos. Quer-se saber, em que essa demonstração teria facilitado o entendimento da invasão?
Recado errado, equivocado. Se os pleitos eram corretos a forma de expô-los foi obliterada.

Ordem II – Demonstrações reforçam as previsões sombrias circulando pela imprensa e internet.
Uma, do coronel reformado do Exército, Gélio Fregapani.
Militar, com missões inclusive na Amazônia, cogita em artigo estarmos a três passos duma Guerra Civil. Texto, para uns tido como alarmista, exagerado, a outros se insere no atual momento.
Ventos que sopram não trazem bons presságios!
Para que voltem a ter bons fluidos, instituições têm que voltar a ser respeitadas, assim como devem voltar a se preocupar com os anseios da população, evitando que não perca a crença – instalando a desobediência civil –, mas continue trabalhando para o engrandecimento do Brasil, ordeiramente!
Que os governos federal, estaduais e municipais trabalhem; as câmaras municipais, assembleias e o Congresso trabalhem e respeitem a população; as instituições judiciais, dos tribunais ao Supremo, ajudem a manter este País na trilha da legalidade.
Dilma – Pesquisas registrando ascensão de Marina Silva. Há um empate de intenções com Dilma. Se continuará assim somente os próximos meses poderão responder.
Faltam os nomes dos outros candidatos para uma ideia clara do que acontecerá em 2014!
Lula da Silva nega ser candidato. Mas…

Dilma II – Doutra parte, presidenta continua pedindo aos brasileiros, otimismo.
Como, diante dos resultados da economia, dos empregos encolhendo?
Ela deseja o plebiscito, defendendo o atendimento ao grito das ruas. Não desconhece que o PT já não é mais o mesmo do inicio desses dez anos no poder. Diante das pesquisas desfavoráveis, cobra colaboração do PT e da base aliada, a que possa atender os anseios populares.
Porém, existem empecilhos de peso, como José Dirceu. Mesmo condenado pelo STF e fora da cadeia, graças aos embargos, continua nos palanques.

Miami – Denúncia da compra de apartamento pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, não alcançou o estardalhaço pretendido.
Aquisição por valor aproximado a 1 milhão de reais foi paga com suas economias de 25 anos, dentro das normas vigentes nos Estados Unidos.
Reportagem, com ponto e contraponto, levou o ministro, publicamente, a explicar legalidade do negócio e provar que tinha meios para adquirir o imóvel em Miami.
O diferencial do que ocorre com agentes públicos, ontem e hoje, foi a transparência, sem escamoteio.
Joaquim Barbosa, que jamais desejou ser candidato à presidência da República, purga o ‘pecado’ de ter condenado aos mensaleiros, vários deles pró-homens petista!
Talvez o pecadilho do ministro seja não ter cumprimentado Dilma na chegada do Papa…

Variadas – População tomou conhecimento, há dias, dos gastos em diárias por vereadores santo-angelenses.
Mas existe quem não as utilize para trabalhar pela cidade. Vereador Arlindo Diel, manda dizer ter conseguido verba (por emenda parlamentar solicitada ao deputado Ônix), de 250 mil reais do Ministério das Cidades para asfalto, no bairro Dido.
*****Vigora desde abril aumento nas diárias de prefeito e vice, de Santo Ângelo. Confirmada a anunciada intenção dos vereadores em diminuírem valor das suas diárias, prefeito Andres não consideraria reduzir as diárias do Executivo?
*****Advogado, Silvano Saragoso sugerindo que o Papa Francisco seja convidado a visitar Porto Alegre, Santo Ângelo e São Miguel a partir de Buenos Aires. É pertinente por estar na região vestígio do magnifico trabalho da Companhia de Jesus. Em princípio, nova vinda do Pontífice ao Brasil será em 2017. Por que não aproveitar sua visita à Argentina?
*****PCdoB não é mais aquele. Ministro Aldo Rebelo, a trabalho, utilizou avião da FAB para visitar Cuba, acompanhado da mulher e do filho! Família informa-se, não tinha compromissos oficiais.
*****Visitas do governador Tarso Genro, devem estar acontecendo hoje a Santo Ângelo e Ijuí.