Pedro Belmonte

0
120

Eventuais problemas do Ginásio Marcelo Mioso é o tipo de assunto que somente ganha dimensão em época eleitoral. Fotos publicadas nos jornais, as explicações de técnicos a vereadores e à mídia, revelam precipitação nas denúncias***Matéria de Veja é daquelas que em jornalismo poderia ser chamada de ‘requentada’. Mas, não. Além de Marcos Valério insinuar que Lula da Silva sabia do mensalão, dá número exato do dinheiro desviado: 350 milhões de reais. Grita de lideranças do partido, tentando desqualificá-la, cai no vazio***Em seis anos, saúde de Santo Ângelo subiu várias posições. Ocupa o 34º lugar na região, por conta de investimentos, ampliação de programas preventivos e a recuperação do HSA. Índices são do IDESE***Segundo o IBGE os ricos gastam mais com planos de saúde; os pobres, com remédios***Duramente disputada eleição na Capital. Alternam-se na liderança das pesquisas, Fortunati e Manuela. Villaverde é o terceiro. Jocelin, Robaina, Erico e Wambert, brigam para não fazer feio***42 mil leitos do SUS estariam desativados em todo o País. Não é de se estranhar as dificuldades da saúde pública.

Insegurança – Residi nos bairros Petrópolis, Bonfim, Santana, entre 1970 e 2004. A criminalidade que hoje os assola, era mínima se comparada a atual.

O que mudou nesses anos?

Tudo indica a segurança oferecida pelo aparelho policial ostensivo e preventivo defasou, enquanto a criminalidade recrudesceu.

Dia desses ouvi uma entrevista de Airton Michels, secretário de Segurança. Ele reconhece um ‘surto’ de assaltos. Embora não tenha dito, conclui que faltam efetivos e uma maneira mais racional para dar segurança ao cidadão.

Cobertor curto – Quando se atende um bairro, outro é desatendido. A bandidagem cresce, sofisticando métodos e requintando a crueldade. Assalta-se e mata-se por um par de chinelos, quanto um carro último tipo.

Até quando o cidadão, na Capital o no interior, ficará a mercê de drogados e assassinos? Certamente até que se aumentem os efetivos, modernize a frota, distribua a força policial de forma mais efetiva e se amplie a inteligência da PC e PM.

E o prende e solta estanque!

Presidente negro – Brasil tem uma mulher presidenta. De uns tempos para cá, já se fala na eleição de um presidente negro.

Cresce a popularidade do atual ministro do TCE Joaquim Barbosa.
São conhecidas sua competência e seu destemor. Desconhece-se o seu interesse pela política partidária.

Vozes – Semana passada tratei da importância de Helio Ribeiro para o rádio. No RS tivemos e temos excelentes comunicadores. Dono de grande voz e excelente improviso foi Alcebíades de Oliveira, o Oliveira Júnior. Carlos Alberto Bencke, outro.

Em Ijui lembro Nabor Couto e Heitor Schmidt. No rádio porto-alegrense foram muitos. Destaco Milton Ferreti Jung, José Aldair e Lauro Haggeman, a voz da Legalidade, nos porões do Piratini.

Sambista – Claudio Karlinski dias atrás se referiu pelo FB, à morte do cantor Roberto Silva. Levou-me a pensar no cantor. Conhecido como sambista era excelente interpretando música romântica. João Gilberto foi seu fã.

Morreu aos 92 anos, em atividade, mantendo a potência vocal. Um grande momento foi com Caetano Veloso, cantando o samba de breque ‘Juracy’.

Santo-angelenses – Lançamento da última edição da série Santo-angelenses será em ato público, com local e data a definir. Posteriormente será celebrada cerimônia de inumação da urna com as duas edições, o livro Crônica do Tempo e jornais locais, na Praça Pinheiro Machado. Exumação será em 2037.

Estão editados vários depoimentos entre eles de Alcir Rolim de Moura, Sergio Rolim de Moura, Amauri Lírio, Hogue Dorneles, Silvano Adroaldo Nascimento Saragoso, Alceu Mioso, Otavio Alberto Campos, Flávio Panzenhagen, Rolando Luiz Stünpfle, Tânia Biacchi, Suzana Lunardi e Sandoval Lucas Lopes.

Convidados – Foram convidados, mas ainda não devolveram os questionários: Pedro Osório do Nascimento, Mario Nascimento, Rudimar da Luz, Ivogacy da Silveira, Montalverne Beltrão, Claudio da Luz, Paulo Bender Leal, Alberto Wachter, Isabel Kemper, Marise Gasparetto, Ilsa Farias de Farias, Robriane Loureiro, Franco da Silveira, Fátima Cattani, Gilda Karlinski, Fernando de Souza, Zilá Andres, Luiz Valdir Andres Filho, Rodrigo Bergsleithner, André Marques, Wilson Pippi, Wilson Pippi Júnior, Paulo Azeredo, Edson Fontoura, Pedro Durigan, Antônio Alberto Toscani, Ilmo Sefrin, Adão Lago Pinto, Giovani Gisler, Roberto Loureiro, Nery Pippi, Carlos Pippi, Wilmar Kaercher, Bruno Krug, José Claudino Lucca, Ricardo Margutti, José D. Matzembacher e Pedro Reus Nardes.

Convidados poderão entrar em contato pelo endereço eletrônico pedro.a.s.belmonte[email protected] ou telefonar: (51) 8454-4139 e obter informações de como proceder.

– Reflexão de fim de semana – “Todo mundo é capaz de dominar a dor, exceto quem a sente” (William Shakespeare)