Petrolão

0
125

Nada poderia ter sido pior ao governo do que as revelações do escândalo da Petrobras.
Em ‘Veja’, semana passada, o delator premiado, Paulo Roberto Costa, abriu a ‘Caixa de Pandora’, revelando nomes dos envolvidos. Entre eles, governadores, senadores, deputados federais e um ministro.
Segundo Costa, dinheiro sustentava a base aliada no Congresso. Confirma que houve propina na compra de Pasadena. Entre os citados pelo ex-diretor da Petrobras, Sergio Cabral, Roseana Sarney, Edison Lobão, Renan Calheiros e o falecido Eduardo Campos.
Denúncias contra Campos já suscitam ataques contra Marina. Aos tucanos, escândalo pode ser a derradeira chance de avançarem.

Petrolão II
Ex-diretor de abastecimento denunciou à PF que o tesoureiro nacional do PT, João Vaccari, seria o elo e as empresas contratadas pela Petrobras pagavam, obrigatoriamente, parcela destinada ao caixa paralelo, que fornia os aliados.
Quem se apressou a desmentir foi a Secretaria Nacional de Finanças do PT, informando que Vaccari nunca visitou a estatal.
Dilma considerou o depoimento especulativo. No programa eleitoral de terça, 9, disse ser contra a corrupção e em entrevista à imprensa informou desconhecer qualquer tipo de corrupção na Petrobras.
Gilberto Carvalho, que trocou secretaria-geral pela campanha objetivando reverter a situação, disse ser difícil segurar a corrupção sem uma reforma política.
Denominado ‘Petrolão’ é novela longa. Próximo capítulo pode ter depoimento do doleiro Alberto Yussef, como delator premiado!

Marqueteiros
Marqueteiros de Dilma deveriam instruí-la a evitar acusações como votar em Marina será igual a votar em Jânio Quadros e Fernando Collor.
Ambos renunciaram, sem apoio parlamentar.
O que quis dizer, acuada pelo crescimento da adversária nas pesquisas, é que ninguém deve eleger quem não tem condições de fazer um parlamento fiador da governabilidade.

Marqueteiros II
Atacar o tresloucado Jânio, já falecido, não é o mesmo que atacar Collor, candidato à reeleição ao Senado, que a apoia e é apoiado por ela. Bola foi tão fora que Lula da Silva condenou a comparação.
Outro senão foi não deixarem Dilma participar da entrevista no ‘Jornal da Globo’, se bem que o anúncio oficial é de que ela teria se recusado.
Entre as seis perguntas que seriam formuladas, uma delas: ‘A senhora considera correto dar dentadura postiça para uma cidadã pobre um pouco antes de ter sido feita com ela uma gravação do seu programa eleitoral de televisão?’.

Mantega
Haverá maior indicativo para o fracasso da política econômica que a defenestração de Guido Mantega, da Fazenda, caso Dilma se reeleja?
Apesar de oficialmente sinalizar motivos pessoais, não é bem isso.
O que poderia ser uma cartada para melhorar índices teve efeito bumerangue.
PSDB e PSB festejaram.

Troca-troca
Continuam as especulações em torno da troca de Dilma por Lula da Silva. Prazo final é segunda-feira.
Cotejo vantagens e desvantagens. Vantagem seria a tentativa concreta da mantença do poder. Desvantagem, custo político. Dilma seria catapultada na antevéspera. Seu governo seria desqualificado.
Desvantagem final: Lula da Silva também rodar. Numa só tacada, dois ícones teriam inumação inglória. E o PT estaria fora da Presidência.

Medicina
Anúncio do MEC pode ter minado as esperanças do município de ter seu curso de Medicina.
Foram autorizados em São Leopoldo, Novo Hamburgo, Erechim e Ijuí.
Ministério considerou os projetos de melhoria, o conjunto de estruturas de equipamentos públicos e programas de saúde existentes nos municípios.
Segundo o MEC, uma segunda etapa do processo será anunciada, destinada a instituições privadas.
Acrescenta, são instituições que precisam ter tradição na área da saúde, com curso e corpo docente adequado às diretrizes da medicina.
Não possuo informações se Santo Ângelo voltará a tentar seu curso. Novo entrave pode ser a proximidade geográfica entre os municípios.
Aguardemos.

Matadouro
Vereador Paulo Azeredo informando que esteve reunido nesta semana com o prefeito Valdir Andres e integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário de Santo Ângelo (Comdasa).
Na pauta, construção de um matadouro municipal e melhoria das estradas.

Candidatos
Conscientes de que Santo Ângelo está carente de representatividade na Assembleia Legislativa e Câmara Federal, três candidatos nascidos no município disputam estas eleições.
A federal, candidato é o veterinário Cajar Nardes. Estadual, concorrem o ex-prefeito e administrador Eduardo Loureiro e Pedro Reus Nardes, ligado ao agronegócio.

Meller
Com um bem escrito e humorado texto de Carmem, sua mulher, Paulo Roberto Meller está anunciando na rede seu primeiro livro, ‘Pensamento Positivo e Lei da Atração’. O subtítulo é instigante: ‘Por que não funcionam para todos?’.
Ao que vi, a obra vem para ensinar a atingirmos nosso potencial mental e alcançarmos objetivos.
Paulo, meu amigo, não li e já gostei. O que você sempre foi e fez, desde mais jovem, é o seu fiador.

Racismo
Exclusão do Grêmio da Copa do Brasil, devido aos ataques injuriosos de torcedores ao goleiro Aranha, continua gerando polêmicas. Alguns consideram exagerada a pena, outros a fúria da torcida tricolor.
Recordando: Grêmio, até 1952, não tinha negros no time. Naquele ano, Osmar Fortes Barcellos, o Tesourinha, multicampeão pelo Inter, foi contratado ao Vasco, quebrando o ‘tabu’.
A partir daí, fizeram parte do elenco negros como Everaldo e Ronaldinho Gaúcho. Seu hino foi composto por um negro, o grande Lupicínio Rodrigues.
Existe quem sustente que o ocorrido nos últimos anos com a torcida, entoando cantos racistas, remonta a esse passado do clube que ficou 49 anos sem contratar negros.
Mesmo que a diretoria tenha expulsado ou suspendido torcedores, atos continuaram até este desfecho, prejudicando diretamente o clube.

Santo-angelenses
Dia 26, às 19h30min, em Porto Alegre, jantar da Associação dos Santo-angelenses, na Casa do Gaúcho, Parque da Harmonia. Atrações, Os Fugitivos e Ricardo Lunkes & Banda. Convites à venda custando R$ 40.
Contatos com Marisa Meneghetti, telefone (51) 9844-7782, ou integrantes da diretoria: Alberto Geiss Leleco (51) 8132-8587, Joseane Oliveira Araújo (51) 9816-5637, Yole Steinhauss (51) 9716-9636, Aldina Perine (51) 9114-9520 e Jesus Severo (51) 9667-0226.