Santo Ângelo

0
120

Estou retornando de Santo Ângelo, onde reencontrei familiares, antigos e novos amigos. Também participei de eventos ligados à vida da cidade, como a sua Feira do Livro, hoje em local fechado sem prejudicar seu charme. A Quermesse do Santo Anjo da Guarda, tradicional e inundando o Centro Histórico da cidade com a fumaça carregando o cheiro temperado das carnes assando, convidando todos a saboreá-las. Lançamento do livro do ministro Nardes igualmente se inseriu nesse contexto de atrações literário-gastronômicas.
Centro Administrativo

Após a coluna levantar e noticiar a possibilidade da construção de um Centro Administrativo houve quem dissesse ser algo para marcar uma administração. Trata-se de tema polêmico, pensam outros.

Verdadeiramente é necessário. Atual prédio foi se degradando com o tempo. Além da incapacidade física no abrigo das secretarias e departamentos, é inseguro àqueles que diariamente trabalham, visitam e transitam no seu interior.

Não sei os investimentos totais, nem a formulação de receita para construí-lo. Entretanto, o mau estado das paredes observadas internamente é de preocupar e isso parece avalizar a obra. Ainda a considerar, a comodidade. E a economia dos aluguéis, atualmente de um milhão de reais anuais.

Prédio da Prefeitura seria destinado, depois de restaurado, a abrigar um Museu.

Cisne

Perguntei a Flavio Panzenhagen o motivo da superlotação em um setor que tem minguado, senão desaparecido.

“O Cisne vive novos momentos desde a digitalização conquistada em 2012. O lançamento de filmes que outrora era sonho virou realidade da noite para o dia. Isso proporcionou colocar Santo Ângelo-Cisne ao lado dos principais cinemas do mundo como lançador dos grandes filmes”, respondeu.

Cisne II

“O momento que vivemos é único. Excursões chegam diariamente das mais diferentes cidades da nossa região. Para citar algumas: Ijuí, Guarani das Missões, Cerro Largo, Bozano, São Miguel, Catuípe, 7 de Setembro, Joia, Augusto Pestana, Panambi, Eugênio de Castro, entre outras, sem contar as pessoas dessas e outras cidades que vêm ao Cisne de maneira particular. Isso proporciona a Santo Ângelo consumo, os restaurantes faturam após a sessão de cinema, o posto de gasolina abastece, e antes da sessão esses espectadores circulam no comércio para visitar as lojas e consumir produtos de nossa cidade”, revela.

Cisne III

“Mas temos os pés no chão, pois não é toda hora que tem filmes diferenciados e de grande público. Já avançamos muito em relação ao passado recente de idas e vindas, de fecha ou não fecha, mas sabemos que ainda temos muito a fazer. A partir de agora nosso objetivo número 1 é proporcionar a acessibilidade: os cadeirantes terão o seu espaço com acesso facilitado”, acrescenta.

O que o futuro reserva aos santo-angelenses e região?

“Uma terceira sala, com modernas instalações da bomboniere/cafeteria. Guardadas as proporções, queremos que o Cisne fique um cinema de shopping, moderno, confortável e de agrado de todos. O canto do Cisne nunca ecoou. Muito pelo contrário, o Cisne está bem vivo”, vibra Flavio.

Política

Médico e político Claudio Manoel Dornelles da Luz, insatisfeito, deixou o PP santo-angelense.

Em ofício dirigido ao presidente Luiz Ghellar, faz acusações duras, escrevendo a certa altura:

“Não somos mais escutados, aliás, nunca fomos. Servimos apenas para eleger o alcaide que em minha visão sequer terminará o mandato se a senadora Ana Amélia Lemos for eleita governadora do estado. Vejo com muita tristeza a saúde pública de nosso município, que está um caos. Vejo homens de nosso partido serem desvalorizados. Vejo nosso partido pequeno e acanhado. Não foi para isso que entrei na política partidária. Não fui, não sou, e nunca serei servil a causas sem éticas e sem ideologia. Não desejo mais pertencer a uma sigla partidária que vende a própria alma, nega o que lhe foi ensinado no passado e está cada vez mais perto de uma esquerda corrupta e predatória”.

Coluna à disposição do prefeito Andres.

Política II

Ex-prefeito Eduardo Debacco Loureiro é nome forte para 2014 pelo lado do PDT à Assembleia Legislativa. Suas credenciais, que não são poucas, serão colocadas à apreciação do eleitorado estadual, especialmente das regiões planaltino-serrano-missioneira.

Outro virtual candidato local é o secretário adjunto do Planejamento estadual, Cajar Nardes, pelo PR. Cajar deve ir a federal.

Política III

A estadual, pelo PP, deve concorrer ex-prefeito de São Miguel, hoje superintendente Técnico e de Relações Institucionais da Famurs, Mário Ribas Nascimento. Driblou rumores ao confirmar sua disposição de disputar uma vaga.

Meios políticos surpreendidos pela saída do vereador Pedro Waszkiewicz do PDT e inclusão no partido Solidariedade. Pedrão deverá concorrer à Assembleia.

No PSB, santo-angelenses concorrerão a federal e estadual. Leoveral Soares, André Krysczun, Silvana Hepp e Rafael Verri, os nomes.

Diversas

Que Santo Ângelo necessita de um trânsito mais organizado, não é novidade! Mobilidade urbana é coisa para técnicos, jamais para amadores ou curiosos.

Há anos, o munícipio carece de um Departamento de Engenharia de Tráfego, que com sua atuação, modificasse e solucionasse os problemas da área.

Por ora que o Comando da BM voltasse a apoiar com policiamento preventivo.

******Ingresso de Lasier Martins no PDT e sua pré-candidatura ao Senado mexerão, para o bem e mal, as estruturas políticas. Subentende-se, partido irá com candidaturas próprias à majoritária, deixando a base aliada. Outro aspirante à única vaga ao Senado será Germano Rigotto (PMDB).

******Academia Santo-angelense de Letras teve solenidade de posse durante a Feira do Livro. Novos acadêmicos são Antônio Carlos Rousselet, Marjorie Bier e Valter Nunes Portalete.

******Suzana Terezinha Lunardi tomou coragem e avança no seu trabalho de escrever livro sobre suas atividades de psicóloga clínica.

******FMI anuncia para 2013-2014 o menor crescimento do Brasil, entre os emergentes: 2,5%.