Santo Ângelo Viva Gente

0
201

A Web é tão boa quanto telefonar, escrever uma carta, enviar pelo correio. Só que mais rápida. Por e-mail, links, blogs, nos comunicamos na velocidade compatível com esses tempos de rápidas mutações. Os maus usos, as eventuais armadilhas, são os mesmos a que estamos expostos utilizando outras ferramentas. Semanas atrás grupo virtual foi importante na interligação de santo-angelenses dispersos há anos.
Trata-se do Santo Ângelo Viva Gente, gestado para recordar os tempos vividos no município, indo das coisas passadas há 50 anos, às do dia a dia. Essas centenas de pessoas colaboraram na multiplicação da ideia do reencontro promovido pela Associação dos Santo-angelenses residentes em Porto Alegre. Trocar informações foi fundamental para o enorme sucesso do jantar- baile de 20 de abril, no Gaúcho.

Bárbara
Família Loureiro-Raguzzoni aumentou. Chegou Bárbara para se juntar a Gabriela e Arthur. Vida longa a recém-nascida com saúde, muita luz, amor e paz. Congratulações, felicidade, aos papais Eduardo e Robriane.

Fátima
Dia 13 foram comemorados 98 anos das aparições da Virgem Maria, em Ajustrel, Freguesia de Fátima, Portugal. Totalizaram seis aparições de 13 de maio a 13 de outubro de 1917. Lucia de Jesus, Jacinta e Francisco Marto, brincavam na Cova da Iria quando ocorreu o primeiro contato. Conforme Lucia, a Virgem “estava sobre uma Azinheira, toda vestida de branco, séria, com ar de suave censura, face de rara beleza e brilhava mais do que o sol”. Somente na última aparição se revelou: “Sou a Senhora do Rosário” – disse. Além de pedir orações aos pastores, para alcançar a salvação, a Virgem de Fátima anunciou “Grande Castigo”, caso não houvesse arrependimento e mudanças de hábitos.

Audiência pública
Positiva a interiorização da Comissão de Assuntos Municipais da AL. O secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, confirmou a transformação dos trechos da ERS-344 em rotatórias. Audiência pública durante a Fenamilho foi autoria do deputado Eduardo Loureiro, seu presidente. Obra possibilitará maior segurança aos usuários. Também na audiência foram tratados o recomeço das obras de reforma do aeroporto, a situação da ferrovia norte-sul e construção da ponte internacional.

Lauro
Na terça, 12, soube da morte do grande Lauro Hagemann pelo amigo jornalista, Vitor Bley de Morais. Lauro, Repórter Esso, a Voz da Legalidade, a partir dos porões do Piratini, em 1961. Última vez que estivemos juntos foi em Santo Ângelo no reencontro do 50º aniversário da Legalidade, movimento pela posse do vice João Goulart no lugar do renunciante presidente Janio Quadros. Desejou ser apresentado a dois vultos da cidade, os advogados Pedro Osório Nascimento e Sandoval Lopes. Tive o privilégio de promover as apresentações.

Propaganda
PT tem procurado reagir ao mau momento decorrente do envolvimento no Mensalão e Petrolão, usando todos os meios para se desvincular do assalto à Petrobras e a drenagem de bilhões. Com as recorrentes negativas de envolvimento direto do ex-presidente Lula da Silva e da presidente Dilma Rousseff, o que livrou os dois da culpa nas roubalheiras, a cúpula petista tem se esmerado na propaganda partidária tentando inculcar na opinião pública ter sido sempre contra a corrupção e ao envolvimento em propinas, como as bilionárias perpetradas contra a petrolífera.

Propaganda II
No RS, tenta ditar cátedra de como governar o Estado. Depois de usufruir dos atuais benefícios dos financiamentos de campanha, começa a pregar o financiamento público das vindouras. Mas o eleitor hoje sabe com quem está lidando. Desde que assumiu o poder, o PT ao sair deixa uma agenda enorme de promessas não cumpridas. Lega, também, uma conta enorme a ser paga, como no RS. Eleitorado brasileiro e gaúcho começou a sentir a maldade. A propósito, como Dilma esteve ausente do programa de rádio e TV do partido especula-se que o distanciamento entre ela e Lula da Silva aumenta. Muitos a culpam de a candidatura do ex-presidente ficar inviabilizada nas eleições de 2018.

Propaganda III
Isso tudo reflete no Congresso Nacional, que dificulta a aprovação de projetos do governo, alguns claramente para aumentar tributos, e suportar o ajuste fiscal.
Sobre o ajuste ele somente ocorre pela gastança no primeiro mandato (que se mostrou inócua apenas facilitando ao governo ganhar a eleição) combalindo o tesouro nacional.
Quanto à conquista dos votos favoráveis ao ajuste ela se deu pelo toma lá da cá, troca de favores, como a nomeação de nomes para a composição do segundo escalão.

EGR
Empresa gaúcha de rodovias não descarta possibilidade de promover aumentos nos pedágios. Objetivo, conforme se informa, é aumentar a arrecadação. Seria bom se a qualidade das estradas e dos serviços também aumentassem na mesma proporção.

Biografia explosiva
Mais uma polemica por conta do Mensalão, desta vez envolvendo Lula da Silva e Jose Mujica, ex-presidentes do Brasil e do Uruguai. Durante o final da semana passada a imprensa divulgou trechos da biografia do ex-presidente Mujica, contendo troca de confidencias entre os dois mandatários. A negativa de Pepe Mujica se relaciona ao escândalo do Mensalão. Conforme os biógrafos Lula da Silva revelou a Mujica ter ‘vivido angustiado’ o escândalo e que teve de ‘lidar com chantagens’ e muitas ‘coisas imorais’. Pelo sim, pelo não, o caso atravessou a fronteira e agora congressistas brasileiros querem ouvir aos dois sobre essa troca de confidencias.

Propina
Ricardo Pessoa, presidente da UPC e do ‘Clube do Milhão’, soltou o verbo. Revelou que teria dado dinheiro a Lula da Silva, Dilma Rousseff, Fernando Haddad e José Dirceu. Pessoa foi claro sobre os motivos que o teriam levado a pagar propina: ‘Sem dinheiro não haveria contrato de obras da Petrobras’. A confirmar.