Temas

0
119

Última pesquisa à eleição de 2014 é tema instigante.
Lula da Silva está à frente de Dilma e ganharia em primeiro turno. Noutro cenário, ela somente iria ao segundo turno se Marina for candidata.
Intriga saber quem será o candidato do PT quando tudo parecia certo. Mesmo levantamento mostrou que a aprovação ao governo Dilma é excelente. Por que, então, a pesquisa é feita em torno dos dois nomes?
Mensalão, parece, não modificará os resultados, e sim a escolha da candidatura petista.

Temas II
Outro tema instigante, senão intrigante: maneira como está sendo tratado o presidente do STF, Joaquim Barbosa.
Não é unanimidade nacional. Há quem o acuse de ter ido ‘além das tamancas’.
À aura de herói, surge uma nebulosa sobre suas ações, a ponto de considerá-lo desequilibrado.
Estranho. Pesquisas dizem que 86% da população apoiam as prisões.
Defensores de Barbosa argumentam que o ‘desequilibrado’, o ‘anti-herói’ – como chamado pelos desafetos –, purga por decretar a prisão a quem comprou votos e políticos, com dinheiro de bancos estatais e privados.

Manifesto
Presidente do PR, Cajar Nardes, enviando cópia do ‘Manifesto ao RS’ assinado por partidos de oposição ao governo gaúcho.
Sugere mudanças ao governo do Estado como o enfrentamento dos problemas que tornam ineficientes os serviços sob sua responsabilidade.
Critica a visível crise vivida pelo governo, seu endividamento e incapacidade de gerar novas receitas, impedindo o desenvolvimento e bem estar dos gaúchos.

Manifesto II
Alerta à falta de investimentos em áreas vitais e cobra alternativa ao contexto julgado incompatível com o papel de vanguarda que o RS sempre desempenhou.
PDT, PR, DEM, PPS, PSD e PSC, seus signatários, caso vingue a tese da candidatura própria do PDT, terão espaço no horário político de 8 minutos.

Música
Mostra Internacional de Música das Missões, dia 9 em São Miguel das Missões e no dia seguinte em Santo Ângelo, tem tudo para se tornar enorme sucesso.
Grande atração nas duas oportunidades será a orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA). Corais do Brasil, Bolívia e Paraguai também presentes.
Em 2013 comemoram-se 30 anos da transformação de São Miguel em Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, pela UNESCO.

Clássicos – Final de ano
Que tal reservar espaço para a chamada música clássica?
Por que não as sinfonias de Schubert, Beethoven, Mozart, Mahler, Mendelssonhn e Tchaikovsky?
Do inovador Ludwig van Beethoven as sinfonias 1, 5 e 7; Piotr Ilitch Tchaikovsky, expressivo e rico melodicamente, a ‘Patética’; do considerado pai da sinfonia, Joseph Haind, ‘O relógio’; do genial Wolfgang Amadeus Mozart, a sinfonia número 40 e Franz Schubert, que morreu muito jovem, deixou à posteridade a ‘Sinfonia Inacabada’.

Vila Antiga
Pela internet, Luiz Felipe Santos me intimou a escrever sobre a boate ‘Vila Antiga’ do Clube Gaúcho. Felipe viveu por longos anos na cidade, onde jogou futebol, estudou, enquanto ajudava a que Santo Ângelo fosse melhor e mais acolhedor.
História já foi contada e recontada inclusive no meu livro ‘Crônica do Tempo’ em que reedito textos de jornais e publico mais de 300 fotos sobre minhas atividades.

Vila Antiga II
Eu e Flávio Bechler, o Flavião, companheiro em diversas empreitadas, incluindo anos depois, rádio e jornal, no meio da década de 1960, criamos ‘BB – Artes Unidas’, dedicada à decoração de clubes, bailes de formatura e produção das sempre lembradas flâmulas – os banners de hoje –, com a ‘King Publicidade’ dos irmãos Nuñes.
No início de 1970 quanto ‘BB’ dava seus últimos suspiros, fomos convidados pelo Roaldo Gomes da Silva, presidente do Clube Gaúcho, para projetarmos a boate da entidade.

Vila Antiga III
Havia sadia competição entre os clubes 28, Comercial e Gaúcho.
O Comercial era dirigido pelo criativo Ely Coelho Marchetti. Boate do clube, chamada ‘Sideral’, foi baseada na alunissagem da Apolo 11, em 1969. Tema atualíssimo.
Quando aceitamos a empreitada, pensei exatamente nisso: era tema atual e logo passasse a novidade, cairia no esquecimento. Sugerimos algo retrô, perene.

Vila Antiga IV
Em três meses concluímos os desenhos coloridos nas paredes, recobertos com tinta acrílica que a ação da luz negra proporcionava efeitos tridimensionais.
Leo Rockembach deu o toque final criando o mobiliário em estilo rococó e o quiosque no centro da pista.
Por longos anos a ‘Vila Antiga’, seu casario, calhambeque, seus lampiões de gás, casais enamorados, sua carruagem e igreja, foi cenário de casamentos, aniversários e baladas incontáveis.

Diversas
Juventude do PMDB quer José Ivo Sartori como candidato do partido ao governo do Estado. Tudo leva a crer, PMDB também irá de candidatura própria!
******A julgar pela vibração dos organizadores do próximo Natal Cidade dos Anjos, evento será cheio de novidades.
Secretário de Turismo, Marcos Mattos, entusiasmado em postagem no FB. Compartilhavam da expectativa Mario Nascimento e a vereadora, Zilá Andres.
Marcado para os pavilhões da Fenamilho, inicia dia 10.
******Em minhas mãos primeiro número de ‘Caderno de Imagens’, remetido por minha irmã, Maria da Graça, residente em Santo Ângelo.
Full-color, 28 páginas, editada pelo sobrinho-jornalista, Luiz Fernando, contém belas fotografias, reportagens, artigos, entrevistas e notícias gerais.
Texto é leve, fácil leitura, provocando a imaginação e interação.
Trata-se de projeto inovador e desafiador.
******Jorge Edgar Souza remete e-mail à redação sobre meu comentário à entrevista do ex-governador Olívio, aprovando prisão dos mensaleiros.
“O que terá levado Olívio a essa posição, contrária à maioria?” – perguntei.
Encerrei observando: “Sua honestidade e o seu desapego também devem ter pautado a entrevista”.
Ignorando motivos que levaram Olívio a criticar os ‘malfeitos’, elogiei sua postura, essa bem clara. 

Reflexão de fim de semana
“Seja calmo na contrariedade, nobre na cólera, forte no temor e receba alegremente as experiências da vida” (Christian D. Larson).