Tempos ingênuos

0
116

No inicio dos anos 1970 me vi envolvido em atividades comunitárias queme davam muitas satisfações, nenhuma financeira.Foi assim quando participei das diretorias dos clubes 28 e Gaúcho. Eram,apesar dos pesares, bons,criativos e ingênuos tempos. Com Flavio Bechlere José Osmar Camargo de Souza, o Fumachu, vivi diversos desses momentos. Envolvemos-nos nas decorações dessas entidades. Duas ficaram definitivamente marcadas.

Tempos ingênuos II
Uma, a decoração da boateVila Antiga, do Gaúcho, que por mais de 20anos sediou as antigas reuniões dançantes, aniversários, debutantes e casamentos. Tinha pinturasemtinta acrílico nas paredes, casarios antigos, ruas, carruagens, os primeiros automóveise casais enamorados passeando a luz dos lampiões de gás. Outra, do salão do Clube, no início de 1970, sem forro. O majestososalãodo palácio metálico, olhado de baixo para cima mostrava apenas vigas de metal, que o tornavam frio.

Tempos ingênuos III
Enfrentamos o reptodedecora-lo para obaile dos formandosde Direito. Lilia Matos Santolin, da comissão de formaturae os bacharelandos, não desejavam receber seus diplomas ou dançar a valsa sob centenas de quilos de ferro e estruturas de aço. Mais do que decora-lo tínhamos de encontrar uma solução para camuflar o teto. Inspirados num devaneio etílico-filosóficodo Fumanchu, imitamosum toldo de Circo.

Tempos ingênuos IV
Estendemos inúmeras e largas tiras de plástico colorido, das paredesao centro do teto, presas a uma abóboda de madeira acoplada,revestida de papel laminado. Eliminamos parte da armação metálica. Esse forro provisório durou anos até ser construído o atual, inspirado no boladopara atender aos formandos. Nas mesas colocamos replicas em isopor, das ruinas de São Miguel. Naqueles anos em rápida mutação, ser útil a comunidade noz fazia bem. Éramos felizes e sabíamos!

Pala
Se foi Aldo Palavicini. Soube pela Radio Cidade, do Jairo Ferreira,sempre informando a quem vive fora de Santo Ângelo e deseja saber instantaneamente as noticiasdo ‘Santinho’, mesmo as ruins. Oconheci nos idos de1960.  Aldo Antônio Palavicini era mecânico das antigas e úteis maquinas de datilografia. Com sua indefectível Lambreta circulava pela cidade pacata,visitando clientes em domicilio, conduzindo uma máquina de escrever com um braço e outro manejando o guidão.

Pala II
Como bom italiano era gritão, dado a uma saudável fanfarronice e figuraconstante nas rodas do ‘gambs’, verbete lapidado pela irreverencia deSalvador ‘Naná’ Pinheiro Machado, ecônomo do 28, identificando a mesa defrequentadores especiais.Um dia Palavicini –o Pala, como tratado pelos amigos – ganhouna Loteria. Melhorou de vida, mas continuou sendo aquele mesmo gringo amigão, marcando seu lugar entre os personagens da cidade. Quando nos encontramos econversamos, na minha visita a Santo Ângelo, no mês de abril, já não era o homem robusto e falantede antes. Descansa Pala.

Insegurança
Insegurança atinge grandes, médias e pequenas cidades gaúchas, principalmente pela carência de efetivos. Escassez de gente na BM, não permite melhor policiamento ostensivo-preventivo.  Aproveitando-se disso, criminosos praticam assaltos, produzem reféns.  Em 1962, em Santo Ângelo, acompanhei a formação dos Pedro & Paulo, pelo criativo delegado Wilmar Binde.   A pé, de bicicleta, eles faziam o trabalho preventivo, dando visibilidade à segurança. Os anos são outros, a criminalidade aumentou, se sofisticou. Porém, a criatividade, não está proibida ao gestor da Segurança Pública. A pé, de bicicleta, a cavalo, é necessário mais segurança nas ruas. Animador recente anúncio de investimento de R$ 166,9 milhões na Segurança até 2018. Pretensão será colocar em serviço mais 2.661 policiais civis e militares.

Dilma
Presidente afastada Dilma Rousseff retomou viagens aéreas para defender seu impeachment e caracteriza-lo de golpe. Haviam sido restringidas a apenas Brasília-Porto Alegre. Justiça autorizou o uso de aviões da FAB, desde que ela arque com os custos. Chegados a Dilma fizeram uma ‘vaquinha’ para arrecadar fundos para as viagens. Mas os ‘problemas’ não param nisso. Dias atrás técnicos do Senado disseram na pericia solicitada pela sua defesa no impeachment, que a autorização legislativa era obrigatória e que ela desrespeitou a Lei do Congresso.

Investigação
Juiz Sergio Moro retomou as investigações sobre o tríplex, sitio de Atibaia e as palestras superfaturadas do ex-presidente. Por decisão do STF o inquérito passou a 1ª instância da Justiça Federal do Paraná. Demonstrando sua aprovação popular, Moro foi ovacionado em pé, num Teatro na capital do Paraná, durante show do Capital Inicial. 

Medidas
Governo saiu da situação de quase inerciaem investimentos para fomentar crescimento da economia gaúcha. José Ivo Sartori assinou decreto destinado afomentar empregos e renda. Onze empreendimentos foram beneficiados pelo Fundopem num montante de R$ 116,1 milhõespara gerar 440novos postos de trabalho. Também assinou dias atrás em Ijuí, decreto regulamentando aLei do Leite, garantindo a qualidade da cadeia leiteira, do produtor aoconsumidor.

Lei Rouanet
Exumação da caixa-preta da Lei Rouanet mostra o lado cruel do desvio do dinheiro publico. Boa vidade certos atores e atrizes do teatro e TV contrasta com as mortes de brasileiros nos hospitais do SUS.