O seu Xi!

0
120

Eu estava numa das filas da minha agência bancária, (quero dizer “minha” só no sentido carinhoso desta afirmativa linguística obviamente), quando passou na tela da televisão uma reportagem falando sobre o poder do Senhor Xi. Não deu pra entender direito, (confesso) e foi justamente por esse motivo que decidi pescar na internet, algo em especial: tive a impressão de que o interlocutor do Senhor Xi estava ansiossissímo para receber um aperto de mão, (talvez até um abraço) e a coisa não fluía!

(Calminha, já explico todo o imbróglio.) Para minha sorte de pescador amador, eis aqui a fotografia que saiu no USA TODAY, um dos jornais de maior circulação lá dos Estados Unidos, comprovando justamente minha primeira e definitiva impressão: Xi Jinping, o provável futuro grande líder chinês, que sucederá o atual presidente Hu Jintao, (tem 58 anos e além de vice-presidente é o comandante em chefe da Comissão Central Militar/Forças Armadas) “tira uma onda” com o Barack Obama. Essa fotografia é fantástica porque capta o “nanossegundo” em que o Seu Xi dá uma regateadinha e o Seu Obama força a barra. Aquele aperto de mão entre duas pessoas que estão super afim de ferrar uma a outra, mas precisam fingir até o último fio de cabelo, nesse caso é política internacional e cooperação amistosa entre duas mega potências, que se adoram!

A outrora inabalável situação econômica americana (e de liderança mundial) hoje já está mais pra lá do que pra cá. Leia-se: de repente a China se transformando não somente num grande e imprescindível parceiro comercial, como o Seu Xi, o “mais novo e melhor amigo da quinta série” do Seu Obama. Pois é… que voltas que o mundo dá, hein? Presta atenção, se ainda não tinha percebido, quando ler ou assistir notícias que envolvam essas duas nações, observa como o risinho do Seu Xi não é tão somente de “Urso Panda em visita a amiga Águia”, de simpatia ou cortesia diplomática, mas um arzinho de quem sabe sua real e confortável situação – a China – está se encaminhando (e rápido) para talvez ocupar o lugar mais alto no posto de liderança mundial.

Você deve estar se perguntando e no que minha vida vai modificar de hoje em diante? Pode ser que “hoje” sua vida não modifique um só milímetro, mas as dos seus descendentes… Ainda que geográfica e etnicamente nossas regiões fronteiriças, dividam gostos, culinária e costumes com nossos primos argentinos, uruguaios e paraguaios, caso você encontre algum chinês em viagem turística por essas paragens, não somente exercite o dom hospitaleiro, que nos é inato, mas procure aprender pelo menos algumas palavrinhas com o estrangeiro. Se for verdade que todo chinês tem um primo que é primo de outro chinês… Xiiii!!! Vai saber se o primo do primo do primo do Seu Xi não era quem justamente andava por aqui… prospectando novos investimentos?!?