A Olimpíada do “Rio de Janeiro”

0
135

Vivemos em clima de enorme disparidade, aos olhos de Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas e inclusive outros estados, do cenário nacional. Segundo ativistas do setor do turismo, inexiste escala para o Rio Grande, exceto, Gramado, Canela e Bento Gonçalves. Porém, essa situação é compreensível e aceitável, considerando, ser estritamente comercial. Em nada havendo por aqui!Deixa quieto! Contudo, em todo o ser sulino, a questão financeira do Estado está presente. A responsabilidade? … bem…!

Todavia, há que se levantar uma situação, no mínimo, de menosprezo ao povo do Rio Grande ou em outra visão, os privilégios para outros Estados, em especial, ao Rio de Janeiro. O Brasil vai sediar uma Olimpíada mundial, cognominada no Brasil de – Olimpíada do Rio! O correto seria: Olimpíada do Brasil. Ontem a Força Nacional foi disponibilizada para o evento. Nela, policiais de diversos estados da federação. Mas a Olimpíada é do …!

Desde a assunção do atual Governo do Rio Grande do Sul, não há um só gaúcho que desconheça da “pindaíba” financeira e do atraso no pagamento do funcionalismo e fornecedores, é bem verdade, fruto de gestões anteriores. Também é de domínio público, que o Governo Central vinha bloqueando o caixa do nosso Estado, visando receber valores que entende, devidos, embora sangrasse cada guapo da querência, mediante a cobrança de juros sobre juros, já definido a anos, pelos Tribunais Superiores, como ilegais, nas ações movidas por cidadãos contra as instituições bancárias. A jurisprudência reconhece a ilegalidade! Porém, quando o agiota é oficial…!

Entretanto, o que nos induz, nos impele, nos rebela, nos faz um farrapo, são as atitudes governamentais, no mínimo, constrangedoras com a nossa gente sulina, visto que, o caixa do tesouro do Rio Grande foi confiscado, inclusive, judicialmente, para satisfazer a ferocidade arrecadadora da União. Em contrapartida, ao Rio de Janeiro, foram alcançados milhões e mais milhões, sob o “título” de término das obras para olimpíada. Ora, gente! Continuamos idiotas!?É claro que sim! O Governo do Rioanunciou que vai pagar o funcionalismo de lá, com as verbas federais! Federais? São recursos, inclusive, aqui do nosso rincão.

De outra banda, há que deitar os olhos sobre tantas olimpíadas nos últimos tempos e todas elas, no Rio de Janeiro!! Por que somente no Rio de Janeiro? Os recursos investidos nas obras e aquelas das propinas, são oriundas do caixa único da União, logo, também, fruto de impostos pagos na terrinha de tantos e/ou sem males! Aliás, segundo aquela gravação da conversinha entre o prefeito Eduardo Paes com o famoso falastrão brasileiro, restaram evidências suficientes! Paes deixou claro, com o senhor é diferente…! Querem algo mais? Não esqueçamos, do Maracanã, até o momento, no noticiário de hoje (06/07) R$300.000.000,00 (trezentos milhões de reais) em propinas. Por ora. Gente, convenhamos!

A discriminação contra o sul é histórica! Batalhamos contra tudo e todos. Todos contra nós, não! Mas a verdade está no horizonte e somente desconhece-a, quem se seduz com olores falsos.