Aspectos Culturais

0
221

Na edição do dia 19 de agosto abordamos aspectos culturais ligados a povoação de Santo Ângelo Custódio, desde o período índio jesuítico, considerando por cultura tudo aquilo que envolve uma sociedade e suas ações, entendendo que as atividades humanas são frutos de conhecimento e/ou pesquisa, envolvendo o saber. Os passos dados no passado longínquo, estribam o presente e os atuais jamais se desconectam do passado, porém, integrarão as ações do homem, enquanto esse existir.

Mencionávamos que em nossa terra dadivosa, com raiz indígena, sofreu uma grande transformação, passando da vida das selvas para edificação de catedrais e segundo fazem crer os relatos jesuíticos, os povos originários desse solo, teriam aceitado (parcialmente) a doutrina e o modelo de vida e sociedade plantada pelos inacianos. E nesse período florescente, no reduto comandado pelas vestes longas, surgiu a transformação da pedra em ferro, do trigo em farinha, embora essas atividades eram de domínio das gentes europeias a milhares de anos.

Santo Ângelo, após a destruição sofrida no revés da guaranítica, “descansa” por um por lapso de tempo considerável, a dormência, embora ingrata, injusta e deselegante, fez lhe bem (olhando com olhos desenvolvimentistas), porque experimenta novo impulso e cresce vertiginosamente, com a vinda de grande leva de imigrantes (muitos deles – forçados), acostumados ao trabalho do campo, tornando vigoroso, o ramo agropastoril, semeando riquezas, edificando casas nas matas, construindo vilas e sorrindo cidades, elevando chaminés!

A comunidade santo-angelense, emancipada de Cruz Alta em 22 de março de 1873, no século passado tornou-se um grande parque industrial, foram dezenas de empresas ligadas ao setor, no diversificado ramo da indústria, imprimindo um ritmo acelerado no crescimento econômico, por conseguinte, impulsionando o social, fatores esses, importantíssimos, atraindo empreendedores e investidores, forçando os governantes na construção de rodovias e ferrovias na região, facilitando o transporte das riquezas produzidas, agora no campo e na indústria!

Relendo o início do século passado, nos deparamos com o gigantismo das civilizações no planeta, exceto, África, América Latina e Austrália, e em nossa querência de Santo Ângelo, as comunicações via rádio, somente vão ao ar, em 15 de agosto de 1947, com a ZYF 6, Rádio Santo Ângelo, porém, um imenso problema! Quem possuía aparelho? Ah, os vizinhos socializavam a audiência!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here