Gana Missioneira

0
148

Congresso Tradicionalista – realizado de 6 a 8 de janeiro, na cidade de Pelotas, o 59º Congresso reuniu representantes das entidades filiadas ao MTG para discussão de diversos temas (proposições), bem como realizar a sessão eletiva da diretoria para 2012. Apenas uma chapa foi inscrita, reconduzindo o atual presidente Erival Bertolini para mais um ano à frente do Movimento Tradicionalista Gaúcho.
Tema Quinquenal – há tempos o Movimento Tradicionalista elege um tema a ser debatido durante cinco anos. Foi assim com a questão “Tradição é preservar: MTG e você em defesa do meio ambiente”. A partir de agora, o tópico será “MTG na campanha do combate à corrupção”.

Combate à corrupção – a escolha deste tema quinquenal torna efetiva a ação do MTG para o Termo de Compromisso assinado pelo procurador-geral de Justiça Eduardo de Lima Veiga e o presidente do MTG Erival Bertollini na Expointer de 2011, fazendo com que os tradicionalistas se engajem na campanha “O que você tem a ver com a corrupção?”. Para o procurador-geral, “o mesmo cidadão que se queixa do trânsito que não anda é o que para em fila dupla para pegar os filhos na escola”. Em março de 2008 o Conselho Nacional dos Membros do MP e do Conselho Nacional de Procuradores Gerais lançaram em todo o país a campanha contra a corrupção, com o objetivo de conscientizar a sociedade, em especial crianças e adolescentes, a partir do incentivo a honestidade e à transparência das atitudes rotineiras que contribuem para a formação do caráter. (fonte sítio eletrônico do MP estadual)

Corrupção – o tema quinquenal vem ao encontro da Carta de Princípios do Movimento Tradicionalista Gaúcho, que expressa no seu artigo primeiro: “Auxiliar o Estado na solução de seus problemas fundamentais e na conquista do bem coletivo”. Sendo a corrupção uma das enfermidades históricas de nossa sociedade brasileira, cabe aos tradicionalistas adotarem o tema como cidadãos e darem o exemplo. Resta aguardar as atividades concretas que deverão ser desenvolvidas pelas entidades tradicionalistas.

Tema Anual – em 2012, os tradicionalistas também desenvolverão o tema “Abrace sua família tradicionalista”. Trata-se de uma forma de fortalecer os grupos sociais que representam cada entidade, fazendo com que o sócio das mesmas procure contribuir não apenas com sua presença nos eventos, mas com sugestões, divulgando e enaltecendo o seu grupo.

Nossas Riquezas – este é o tema para os festejos farroupilha de 2012, escolhido por votação dos congressistas. A proposição foi apresentada pela Sra. Odila Paese Savaris, e tratará das diversas riquezas do Rio Grande do Sul: fauna, flora, pecuária, agricultura, indústria, comércio, enfim, temas que poderão e deverão ser abordados em palestras, cursos, vitrines e claro, nos desfiles temáticos deste ano na Semana Farroupilha.

Chama Crioula – o acendimento da Chama Crioula em 2012, ato que podemos dizer que dá início a preparação para a Semana Farroupilha, ocorrerá na cidade de Venâncio Aires, Capital Nacional do Chimarrão, na 24ª Região Tradicionalista no mês de agosto. O local do evento, de caráter estadual, também foi definido de forma unânime pelos congressistas. Para tanto, se fez presente no Congresso uma comitiva de Venâncio Aires, capitaneada pelo prefeito Airton Artus, secretários municipais, soberanas da 12ª FENACHIM (Festa Nacional do Chimarrão) e da Associação Tradicionalista daquele município. A expectativa é de que mais de 4 mil cavaleiros participem do evento em agosto, inclusive membros de 10 Movimentos Tradicionalistas do Brasil, ligados a CBTG – Confederação Brasileira de Tradição Gaúcha.
Congresso 2013 – a cidade de Santa Maria, ‘Coração do Rio Grande’, foi escolhida para sediar o 60º Congresso Tradicionalista em janeiro de 2013. Lembrando que a 1ª edição deste evento foi realizado naquela cidade, no distante ano de 1954, oportunidade que Luiz Carlos Barbosa Lessa apresentou a tese O Sentido e o Valor do Tradicionalismo.

“Não há vento favorável para aquele que não sabe aonde vai.” (Sêneca)